Air France lança suíte de primeira classe com cara de jato particular

Cabine de primeira classe da Air France
Com 3,5 metros quadrados, nova cabine de primeira classe da Air France quer oferecer ‘sensação de jato privado’. Foto: Bloomberg

A Air France revelou uma nova versão de cabine para a primeira classe de seus aviões. Batizada de La Première, o redesenho da primeira classe busca atrair clientes abastados com uma experiência de viagem que a companhia aérea francesa diz ser semelhante a embarcar em um jato privado.

Em um primeiro momento, 19 aviões Boeing 777-300ER da Air France serão equipados com a nova cabina. Serão quatro suítes fechadas por uma cortina, com 3,5 metros quadrados de espaço privativo, incluindo um assento e uma chaise longue que se transforma em uma cama de tamanho completo. A cabine, que levou três anos para ser desenvolvida, é cerca de um quarto mais espaçosa do que a versão anterior, de acordo com Ben Smith, o CEP da empresa-mãe, a Air France-KLM.

“Queremos que o cliente tenha uma experiência tão próxima quanto possível de um jato privado”, disse Smith durante um evento em Paris onde a companhia aérea apresentou o novo produto. “É discreta, é privada, é exclusiva. Também é muito mais barata do que um jato privado.”

A Air France investiu 1 bilhão de euros (US$ 1,09 bilhão) nos últimos cinco anos para melhorar a jornada do cliente, focando na elegância francesa, vinhos finos e culinária de alto nível. A empresa inaugurou espaçosas suítes privadas no aeroporto Charles de Gaulle no ano passado para os portadores de bilhetes de primeira classe La Première, buscando diferenciar o produto mesmo antes de os passageiros embarcarem no avião.

Os voos entre Paris e o aeroporto JFK, de Nova York, serão os primeiros a apresentar a La Première redesenhada nas próximas semanas, destacando a importância das rotas transatlânticas para a companhia aérea. Cortinas do chão ao teto proporcionam privacidade, enquanto os compartimentos superiores foram substituídos por armazenamento ao nível do chão para duas malas, para aumentar a sensação de espaço, disse Smith.

Leia mais

  • Voar de executiva se parece cada vez mais com 1ª classe do que a econômica

Concorrência

A companhia aérea está introduzindo o produto em um momento de maior incerteza econômica. Algumas companhias aéreas nos EUA afirmaram que as viagens domésticas mostraram sinais de enfraquecimento, à medida que os clientes repensam seus hábitos de consumo. E a Air France enfrenta uma concorrência acirrada, tanto de companhias aéreas como a Deutsche Lufthansa AG e sua cabine redesenhada Allegris, quanto de empresas como Emirates e Qatar Airways, que elevaram os padrões da viagem aérea de luxo.

A Lufthansa planeja revelar seu novo produto de primeira classe em uma aeronave ainda em março.

Em média, um voo de ida e volta para Nova York na La Première custa cerca de € 10 mil, em comparação com € 6 mil na classe executiva, disse Fabien Pelous, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Air France.

Smith afirmou não ter observado sinais de fraqueza nas viagens premium, com as rotas transatlânticas e intereuropeias ainda fortes.

“Paris ainda é o destino número um para o qual as pessoas vêm por muitas razões”, disse o CEO. “É incrível o que as pessoas estão dispostas a gastar.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.