Hubble cria foto de estrela e galáxia com “ilusão de ótica”

A NASA publicou uma foto espetacular de uma estrela e uma galáxia visíveis na direção da constelação de Virgem. A imagem é incrível por si só, mas o que a torna ainda mais impressionante é que levou quase 20 anos para ficar pronta e traz uma espécie de ilusão de ótica cósmica.

  • Como as fotos do espaço são feitas?
  • Telescópio Hubble: 30 anos de história, descobertas e revolução na astronomia

O que acontece é que, na imagem, a galáxia NGC 4900 e a estrela parecem estar próximas uma da outra, mas não se engane: na verdade, a estrela em questão fica a mais de 7 mil anos-luz da Terra, ou seja, faz parte da nossa Via Láctea. Já a galáxia estava a 45 milhões de anos-luz de distância. 

Galáxia NGC 4900 e estrela pelos “olhos” do Hubble (Reprodução/ESA/Hubble & NASA, S. J. Smartt, C. Kilpatrick)

E não pense que a estrela e a galáxia são os únicos detalhes separados da imagem. Na verdade, estes registros são o resultado de dois instrumentos diferentes do telescópio usados em um intervalo de 20 anos


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Estas observações foram feitas pelo instrumento Advanced Camera for Surveys, instalado em 2002 e ainda em funcionamento, e pela câmera Wide Field and Planetary Camera 2. Esta, por sua vez, foi adicionada ao telescópio em 1993 e removida em 2009. 

Os dados foram coletados durante dois programas de observação que, apesar de serem diferentes, eram focados na compreensão do que acontece quando estrelas massivas chegam ao fim dos seus ciclos. Em um deles, o estudo era direcionado para o local onde ocorreram supernovas, como a galáxia NGC 4900. O outro proporcionou as bases para  estudo destes fenômenos a partir das imagens de mais de 150 galáxias próximas

Quando os astrônomos encontram alguma supernova nestas galáxias estudadas, eles podem se voltar depois para as imagens anteriores delas. Assim, os astrônomos podem examinar a estrela no local em que a supernova apareceu, identificando sua origem na foto antes da explosão e entendendo melhor como, quando e por quê as supernovas ocorrem.  

Leia também:

  • Veja que foto o Hubble tirou no dia do seu aniversário
  • NASA revela foto do Hubble após telescópio entrar em novo modo

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.