Assassin’s Creed Shadows receberá suporte ao PSSR no PS5 Pro

A Ubisoft confirmou que Assassin’s Creed Shadows receberá suporte ao PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) em uma futura atualização para o PS5 Pro. A tecnologia, desenvolvida pela Sony, utiliza um upscaler baseado em inteligência artificial para reconstruir a imagem em 4K a partir de uma resolução menor.

Em entrevista ao Digital Foundry, membros da equipe técnica do jogo, incluindo Nicolas Lopez, Pierre Fortin e Sébastien Daigneault, explicaram as decisões por trás da escolha inicial do TAA (Temporal Anti-Aliasing) e a posterior adoção do PSSR.

Ubisoft está confiante em lançar Assassin’s Creed Shadows em março
Foto: Divulgação/Ubisoft

Segundo os desenvolvedores, durante o lançamento de Assassin’s Creed Shadows, a implementação própria de TAA da Ubisoft apresentou melhores resultados que o PSSR.

  • Veja também: Ubisoft altera mecânica controversa de Assassin’s Creed Shadows em atualização de lançamento

No entanto, após meses de colaboração com a Sony, vários problemas foram resolvidos, especialmente relacionados à vegetação e à água, dois dos principais desafios visuais enfrentados por outros jogos que utilizaram a tecnologia.

PSSR substituirá o TAA na versão para PS5 Pro

Com as correções aplicadas, a Ubisoft agora afirma que o PSSR trará uma qualidade de imagem superior ao TAA, justificando sua inclusão na atualização futura.

Assassin’s Creed Shadows vai ser compatível com o Steam Deck na estreia
Divulgação/Ubisoft

A tecnologia da Sony permite que os desenvolvedores utilizem os recursos computacionais para outras melhorias, como taxas de quadros mais estáveis ou configurações gráficas aprimoradas, sem a necessidade de renderizar o jogo em resolução nativa.

Usamos nossa própria implementação de TAA, que temos aperfeiçoado continuamente, embora adicionaremos suporte para PSSR no PS5 Pro em uma atualização futura.

Além disso, os desenvolvedores esclareceram a ausência de suporte ao FSR 2 ou FSR 3 no PS5 e Xbox Series X. Segundo a Ubisoft, a decisão foi baseada no custo computacional do FSR, que exigiria uma resolução base menor em comparação com a implementação proprietária de TAA usada no jogo.

  • Veja também: Assassin’s Creed Shadows é o título da série mais popular na Steam

Com a chegada do PSSR, Assassin’s Creed Shadows poderá se beneficiar da tecnologia exclusiva do PS5 Pro, trazendo melhorias visuais que devem reforçar o diferencial do novo console da Sony no mercado.

Ainda não há uma data oficial para a atualização, mas a expectativa é que o suporte ao PSSR seja implementado nos próximos meses.

Fonte: Digital Foundry.

Conteúdo Relacionado
Assassin’s Creed Shadows 2 milhões jogadores

sucesso da franquia

Assassin’s Creed Shadows ultrapassou 2 milhões de jogadores e supera lançamentos de Origins e Odyssey

Adicionar aos favoritos o Link permanente.