AMD confirma lançamento de CPUs Strix Halo para desktops

As APUs AMD Strix Halo são as melhores do mercado atualmente. Equipadas com núcleos Zen 5, gráficos RDNA 3.5 e aceleradores de IA XDNA 2, esses SKUs estão a caminho de PCs de mesa. A informação foi confirmada pela própria Lisa Su, CEO do Time Vermelho, em conversa recente com a ASUS China no Bilibili.

  • Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
  • 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso

Quando o gerente geral da ASUS chinesa, Tony Yu, perguntou se as CPUs Strix Halo iriam para os desktops, Su disse somente “sim, sim, claro”, sem oferecer qualquer detalhe adicional. Isso é uma confirmação, embora essa transição para desktop não seja da forma convencional. Vamos entender.

CPUs Strix Halo em mini PCs

Do jeito que os processadores Strix Halo foram feitos, não é possível usá-los em um socket AM5, já que eles são soldados na placa-mãe de notebooks e foram projetados com esse propósito em mente. Por isso, dá para imaginar que esses modelos podem equipar mini PCs, como os feitos pela Minisforum, Framework (que já lançou Ryzen AI 300 em PCs pequenos), entre outras fabricantes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

O trabalho para adequar uma CPU mobile para o formato desktop é quase como criar um projeto do zero, já que toda a organização dos dies teria que ser refeita, porque o encapsulamento é diferente. Isso sem falar em outras questões ainda mais complexas.

Nos PCs de mesa, a melhor solução de APU atualmente é o Ryzen 7 8700G com gráficos RDNA 3, capaz de entregar desempenho similar a uma GTX 1650 com sua Radeon 780M (1080p no baixo em jogos mais pesados), além de núcleos Zen 4.

Já o Ryzen AI Max+ PRO 395, uma dos melhores CPUs mobile da AMD no momento, dispõe de 40 unidades computacionais baseadas em RDNA 3.5. Isso permite entregar 60 FPS em jogos mais pesados em 1080p com preset alto, dependendo do jogo. Além disso, o processador conta com 16 núcleos Zen 5 e aceleradores de IA XDNA 2, garantido alta performance em geral.

Veja mais do CTUP:

  • O que é rasterização em jogos?
  • 5 maneiras de ver a taxa de quadros por segundo (FPS) de um jogo
  • RDNA 4: Guia completo com tudo sobre a nova arquitetura gráfica da AMD

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.