Testes da linguinha e do Reflexo Vermelho em recém-nascidos passam a ser obrigatórios no Acre


Leis foram sancionadas nesta terça-feira (26) pelo governador Gladson Camelí. Leis determinam testes em recém-nascidos
Daiane Mendonça
O governo do Acre sancionou nesta terça-feira (26) duas importantes leis voltadas para a saúde dos bebês recém-nascidos. A media visa a prevenção de problemas de saúde que podem impactar o desenvolvimento da criança. As leis, de autoria do deputado estadual Adailton Cruz, garantem exames obrigatórios para detectar condições que afetam a língua e a visão dos recém-nascidos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A primeira lei torna obrigatória a realização da avaliação do frênulo da língua, mais conhecida como “teste da linguinha”, em todas as unidades de saúde estaduais. O exame é feito para identificar a anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”, condição que pode dificultar a amamentação e gerar problemas de fala e de desenvolvimento oral, se não tratada.
A avaliação deve ser realizada antes da alta médica do recém-nascido, em maternidades e outras unidades hospitalares onde o parto tenha ocorrido. A implementação do teste visa a prevenção de complicações futuras e assegura que os bebês recebam o tratamento adequado caso a condição seja identificada.
Teste do Reflexo Vermelho
A segunda lei estabelece a obrigatoriedade do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido popularmente como “teste do olhinho”, para todos os recém-nascidos em hospitais e maternidades públicas do estado. O exame é fundamental para detectar precocemente problemas oculares como catarata congênita, retinoblastoma e outras condições que podem comprometer a visão da criança.
O TRV deverá ser realizado preferencialmente nas primeiras 48 horas de vida ou antes da alta hospitalar. A avaliação será realizada por um pediatra ou pelo médico assistente da unidade. Além disso, a lei esclarece que as famílias dos bebês deverão ser informadas por escrito sobre o resultado do exame, garantindo que possam tomar as medidas necessárias, caso algum problema ocular seja identificado.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Geisy Negreiros
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.