YouTuber usso desmonta e testa NVIDIA GeForce RTX 4090 com 48 GB de memória

O YouTuber russo Мой Компьютер (MKA) desmontou e testou uma NVIDIA GeForce RTX 4090 com 48 GB de memória. Ele teve acesso a uma versão blower chinesa, ou seja, uma placa que não está entre as SKUs oficiais da NVIDIA.

E, ainda que se saiba a nacionalidade, a origem da placa usada pelo youtube é incerta. E já surgiram denúncias de golpes envolvendo a remoção de GPUs AD102 de placas funcionais que são vendidas posteriormente sem GPUs para gamers desavisados.

Essas discussões sobre o tema são frequentes no Reddit, onde usuários destacam que é um método de golpe difícil de detectar. Mesmo com uma inspeção mais detalhada, só é possível confirmar a presença da GPU ao remover o cooler.

Assim, o golpe é operado por empresas especializadas que removem os GPUs AD102 e os instalam em PCBs personalizadas. Frequentemente, a origem dos PCBs são outras placas da série RTX Ada, que suportam memória dupla.3

Notícias Relacionadas:

  • Placa de vídeo GeForce feita pela Intel? Analista indica adoção do processo 18A pela NVIDIA [RUMOR]
  • Apple prepara investimento de U$ 1 bilhão em servidores de IA da NVIDIA
  • NVIDIA App libera novas opções de substituição do DLSS e escalonamento personalizado de resolução

Sobre a placa

O YouTuber compartilhou a primeira análise da placa que ele recebeu e, parece, teria recebido outras. Embora seja tecnicamente a melhor placa RTX 40 com chip NVIDIA Ada, ela não é recomendada para gamers devido ao ruído extremo. O modelo chega a 65 dB em testes como o Unigine Superposition, enquanto níveis confortáveis ficam entre 30-40 dB.

A placa apresenta um clock boost de 2.7 GHz e consome 425W, sendo derivada do modelo RTX 4090D. As temperaturas atingem 70.7°C, com um hotspot de 86°C.

O YouTuber também realizou testes adicionais, como benchmarks de inferência de IA, que podem ser interessantes para certos usuários. Ao menos até o momento, a disponibilidade dessas placas está restrita ao mercado chinês e pode ser melhor que continue assim.

A Rússia sofre com fortes sanções após o início da guerra na Ucrânica em fevereiro de 2022. E a China está entre os países que tem mantido relações comerciais com o país, o que explica como o YouTuber teve acesso à placa chinesa.

Modificações e Polêmicas

Créditos: MKA.

As modificações presentes no modelo parecem ser uma forma de contornar restrições de exportação dos EUA para GPUs de alto desempenho. E, embora seja fascinante ver modificações tão avançadas, a produção em massa e tal exploração de placas RTX 4090 existentes para lucro são práticas que vários usuários questionam.

Da sua parte, a NVIDIA poderia resolver isso implementando métodos mais complexos para impedir modificações na memória. O problema não está nos vários fornecedores de memória suportados pelas placas, a vulnerabilidade está no suporte a diferentes capacidades. E é exatamente esse o ponto explorado por essas modificações.

Fonte: Мой Компьютер e Videocardz.

Conteúdo Relacionado
TSMC planeja aumentar a produção de chips com SoIC até o final de 2025

De olho em 2026!

TSMC planeja aumentar a produção de chips com SoIC até o final de 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.