Documentário “Um Outro Olhar”, de Carmen Perez, Estreia em Goiânia e Propõe Agenda para a Pecuária

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Goiânia foi palco nesta semana para a estreia do documentário Um Outro Olhar, liderado por Carmen Pérez. A exibição marcou a primeira apresentação do filme no Centro-Oeste, a mais importante região brasileira para o agro, após a première em São Paulo, e reuniu nomes ligados ao agronegócio, à cultura e à produção audiovisual.

Idealizado pela pecuarista Carmen Pérez, a jornalista Flávia Tonin e o cineasta Nando Dias Gomes – também responsável pela direção –, o documentário propõe uma reflexão sobre a pecuária a partir da ótica do bem-estar animal e vai além. O trio propõe uma agenda atual para a pecuária moderna, a partir das personalidades que vão sendo entrevistadas por Carmen. A trilha sonora é assinada por Guito e a produção executiva ficou a cargo de Flávia e Carmen, que também é colunista da Forbes Agro e integra o tink thank Forbes MulherAgro, um grupo de cerca de 50 lideranças femininas do setor.

O projeto é uma continuidade, em outro formato, do movimento iniciado com Quando Ouvi a Voz da Terra, também criado por Carmen Pérez, pecuarista e proprietária da Fazenda Orvalho das Flores. Ela é uma das vozes mais ativas no país sobre temas relacionados ao bem-estar animal dentro da porteira. A proposta do novo filme é ampliar o entendimento sobre a relação entre o homem do campo e os animais, mostrando que falar em melhoramento animal também significa abordar o manejo, o ambiente de trabalho e a sensibilidade na lida com o gado.

“Ao falar em bem-estar animal, você tem um outro olhar sobre a atividade. O animal é um ser senciente. Sente dor, fome, frio, sede. Proporcionar bem-estar é garantir uma vida mais digna até para aqueles que estão na cadeia alimentar humana”, afirmou Carmen durante o lançamento.

Divulgação Doc

Trio responsável pelo projeto, a jornalista Flávia Tonin, o cineasta Nando Dias Gomes e Carmen Perez

No documentário, ela conversa com algumas das principais referências do setor, como Temple Grandin – considerada a maior autoridade mundial em bem-estar animal –, o professor e um dos maiores estudiosos em bem-estar animal, Matheus Paranhos; a especialista Fernanda Macitelli; o produtor e ativista Caio Penido, um dos fundadores da Liga do Araguaia, associação de produtores com trabalhos visando baixo carbono e com ações alinhadas ao Código Florestal e aos compromissos de ESG; o ex-ministro Aldo Rebelo, que foi um dos protagonistas das defesa do atual Código Florestal; e o pecuarista e cavaleiro Frederico Simione, que é seu marido e sucessor de um importante projeto de melhoramento animal da raça nelore, na fazenda Fortaleza, e um especialista em doma animal.

Durante o evento, Carmen também falou da importância pessoal do lançamento em Goiânia, cidade que considera um ponto de apoio fundamental em sua trajetória no campo. “Estar aqui hoje, lançando esse projeto, é uma alegria que transborda. Eu sou pecuarista, meu negócio é o campo, a terra e os animais. Mas aprendi que, ao falar do campo, a gente fala de gente – e gente é feita de cultura”, disse. Goiânia também representa o que é o Centro-Oeste para a produção pecuária.

A região concentra cerca de 34% do rebanho bovino brasileiro, com quase 75 milhões de animais, segundo dados do IBGE (2023). É também uma das principais fornecedoras de carne para o mercado interno e para exportação. Somente o Mato Grosso responde por cerca de 20% das das exportações brasileiras de carne bovina. Em inovação e sustentabilidade, o Centro-Oeste tem sido protagonista na adoção de boas práticas de manejo, bem-estar animal, rastreabilidade e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Plateia no Centro Cultural Oscar Niemeyer, para o lançamento do documentário

Muitos projetos de referência em pecuária sustentável nascem ou são testados na região, como é o caso da Fazenda Orvalho das Flores, da Carmen Pérez, ou dos protocolos de produção da Liga do Araguaia. E mais, com a ampliação da malha ferroviária e melhoria de rodovias, o Centro-Oeste tem se consolidado como um corredor de exportação de commodities agropecuárias, especialmente via portos do Arco Norte, como o de Itaqui (MA) e Miritituba (PA)

Diferente dos trabalhos anteriores, Um Outro Olhar não estará no YouTube. O filme seguirá agora o circuito de festivais de cinema e será distribuído por uma plataforma de streaming. O projeto foi viabilizado contando exclusivamente com apoio de patrocinadores como Corteva, GDM, MSB, Planalto Tratores, DSM, JBS, Congresso Nacional das Mulheres do Agro e Beckhauser. “Não é porque agora está na moda falar de agro e cinema. É porque também está na moda, mas principalmente porque é necessário”, disse ela.

O post Documentário “Um Outro Olhar”, de Carmen Perez, Estreia em Goiânia e Propõe Agenda para a Pecuária apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.