Prefeitura de Guarujá (SP) decreta intervenção na City Transporte por 90 dias

CITY GUARUJA

O prefeito de Guarujá, no litoral paulista, Farid Madi (Pode), decretou ontem (28) intervenção na City Transporte Urbano Intermodal LTDA, concessionária do transporte coletivo da cidade. A medida, que vale por 90 dias, nomeou Renato Paulo Nicolaci Fincati, secretário de Saúde e adjunto de Meio Ambiente, como interventor.

De acordo com a Prefeitura, a operação dos ônibus e o trabalho dos funcionários não serão afetados.

O objetivo da intervenção é acessar documentos e instalações da empresa para avaliar o cumprimento do contrato de concessão e identificar possíveis irregularidades. O decreto justifica a decisão devido à “dificuldade na obtenção de dados” e a “graves problemas” relacionados à gestão da empresa.

Entre os pontos que serão analisados, estão o controle de gastos, contratos, recursos humanos e, especialmente, retirada de câmeras dos validadores de passagens, violação de lacres em catracas, redução na frota e desligamento de GPS dos coletivos, o que dificulta a verificação do subsídio financeiro devido à empresa. O decreto aponta “fortes indícios de dano ao erário”.

Após os 90 dias, a Prefeitura decidirá se a concessão será retomada integralmente ou se o serviço será municipalizado. A intervenção foi tratada com discrição e discutida internamente antes de ser anunciada.

O interventor esteve na garagem da empresa para iniciar os trabalhos. A City Transporte, que entrou na Justiça para cobrar subsídios atrasados e suspendeu três linhas em fevereiro, ainda não se manifestou sobre a medida.

Imagem: Cauã Albino

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post Prefeitura de Guarujá (SP) decreta intervenção na City Transporte por 90 dias apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.