PM de Uberlândia recebe helicóptero para atendimento médico de urgência e emergência


A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira (31) com a participação do governador Romeu Zema e do prefeito Paulo Sérgio. O serviço contará com aeronave equipada com UTI móvel, possibilitando o transporte ágil de pacientes que necessitam de cuidados emergenciais. Helicóptero “Pégasus” já é usado em diversas operações da PM em Uberlândia e região
PM/Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do ato de entrega do helicóptero da Polícia Militar (PM), que possibilitará o atendimento médico de urgência e emergência em Uberlândia. A aeronave foi entregue em solenidade realizada na Praça Cívica, ao lado da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (31) e que também contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio.
O convênio foi assinado em fevereiro de 2025 e tem validade de cinco anos a partir da assinatura. O serviço garantirá a implementação de um serviço médico aéreo de resgate na cidade.
“Esse helicóptero que seria usado apenas para segurança pública também passará a ser usado para serviços médicos aéreos. Estamos investindo R$ 164 milhões nessas aeronaves que melhoram o atendimento de urgência e emergência. Além de salvar vidas, esses helicópteros também significam tratamentos mais rápidos, já que as pessoas passam a ter mais condições de se recuperar com muito mais agilidade”, afirmou o governador Romeu Zema.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Com o helicóptero Pégasus, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) terá condições de oferecer um atendimento mais rápido, especialmente, em situações críticas que exigem urgência em locais distantes ou de difícil acesso.
“Com essa parceria damos um passo significativo no fortalecimento da saúde e do atendimento de emergência em Uberândia, que já vem realizando um trabalho exemplar por meio do Siate. A utilização do transporte médico aéreo complementará nosso trabalho garantindo a redução significativa no tempo de resposta nos locais mais distantes e de difícil acesso. Será um diferencial fundamental, permitindo que vidas sejam salvas com maior rapidez”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
A aeronave é equipada com tecnologia de UTI móvel, com transporte seguro de pacientes que necessitam de cuidados emergenciais. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e pilotos treinados para operações em alta complexidade.
As aeronaves para acionamento ficam na Base Regional da Aviação do Estado, localizada em Uberlândia. De acordo com o termo, as demandas de atendimento de urgência e emergência poderão ser atendidas tanto em missões em Minas Gerais, como também em outros estados brasileiros.
No convênio, a Prefeitura assume o custeio da capacidade operacional dos helicópteros em voos emergenciais. O valor estimado até o fim da parceria é de R$ 2,1 milhões.
LEIA TAMBÉM
Samu e UPA em Uberlândia: Prefeitura fará estudos para analisar viabilidade de instalar serviços de emergência na cidade
Uberlândia e Ministério da Saúde devem definir em abril cronograma de implantação do Samu
Prefeitura de Uberlândia anuncia plano de transformação de UPAs e andamento de investimentos na Saúde
Fórum Brasil Cidades recebe governadores Romeu Zema de MG e Ronaldo Caiado de GO
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.