Remedy revela diferenças entre jogos AAA e AA

A Remedy Entertainment esclareceu ao MP1st como a indústria classifica jogos AAA e AA, destacando as principais diferenças entre as categorias. De acordo com a desenvolvedora de Alan Wake 2 e Control, a distinção está diretamente ligada ao orçamento, ao tamanho da equipe envolvida e à quantidade de conteúdo disponível no lançamento.

Jogos AAA representam grandes produções, com investimento elevado em desenvolvimento e marketing. Esses títulos geralmente contam com equipes numerosas, diversos recursos visuais e técnicos, localização em vários idiomas e cutscenes elaboradas.

Enquanto isso, a Remedy destacou ao site que os jogos AA possuem um escopo mais contido, com orçamentos menores e produção realizada por equipes menores. O projeto FBC: Firebreak, atualmente em desenvolvimento pela Remedy, exemplifica essa abordagem mais enxuta.

Foto: Divulgação/Remedy Entertainment

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Remedy define escopo com base no orçamento

Thomas Puha, diretor de comunicações da Remedy, destacou que nem todos os jogos precisam seguir o padrão AAA. Ele explicou que limitar a dublagem a menos idiomas, por exemplo, reduz custos, principalmente na ausência de cutscenes, que exigem alto investimento. De acordo com ele, o objetivo é lançar um jogo de alta qualidade mesmo com menos recursos disponíveis.

No entendimento da Remedy, a definição entre AAA e AA não interfere diretamente na qualidade do produto final. A diferença está mais no alcance e na escala do projeto. Jogos AAA buscam atingir audiências globais, enquanto os AA podem focar em experiências mais segmentadas, com propostas criativas que se adaptam às limitações orçamentárias.

Títulos AAA envolvem centenas de profissionais, oferecendo experiências em larga escala. Por outro lado, produções AA seguem caminhos mais focados, muitas vezes priorizando mecânicas inovadoras e design eficiente. Ainda assim, esses jogos conquistam espaço e reconhecimento mesmo sem os grandes números de vendas dos blockbusters.

Fonte: Eurogamer

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