Tela azul do Windows muda de cor após mais de 30 anos

A famosa “Tela azul da morte” do Windows, introduzida pela Microsoft em 1993, vai mudar de cor. A companhia informou que a tela que indica um problema grave no computador e/ou sistema operacional está mudando para uma interface mais padronizada e com linguajar mais simples.

  • O que é a famosa e temida Tela Azul da Morte?
  • O que fazer quando a tela azul de erro aparecer em seu Windows?

O blog para insiders da Microsoft afirma que a mudança aparecerá primeiro na versão Preview 26120.3653 (KB5053658) do Windows 11, e isso inclui transformar o que já se tornou um ícone para uma versão menos infame. 

“Nós apresentamos uma prévia de uma nova e padronizada interface para reinícios inesperados, que se alinha melhor com os princípios do design do Windows 11 e reforça nosso objetivo de retornar nossos usuários de volta à produtividade o mais rápido possível. Simplificamos nossa experiência enquanto preservamos as informações técnicas na tela”, afirma a Microsoft.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os usuários do Windows 11 24H2 com os canais Insiders, Beta, Dev e Canary já podem notar uma diferença: a tela azul da morte agora se tornou uma tela verde. Não foi confirmado se essa cor será mantida ou se sofrerá alterações quando chegar ao público-geral.

Imagem da tela verde do Windows
Atualmente, a tela azul está verde nas prévias da nova versão do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O que ocorrerá com a tela azul do Windows?

Segundo um vazamento compartilhado pelo Windows Latest, a Microsoft pretende transformar a tela azul da morte em uma tela preta. O conteúdo é exatamente o mesmo que você pode notar na versão verde utilizado pela Microsoft na prévia, mas deve estar em testes. 

Ou seja: provavelmente a companhia não se decidiu qual cor te fará notar melhor do que o clássico azul para avisar que seu Windows está passando por algum problema e necessita reiniciar. O uso de verde e do preto podem mostrar que estão testando coisas diferentes e possivelmente algum deles (ou outro) será visto na versão final.

Imagem da tela preta do Windows
Uma versão na cor preta também está sendo testada (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O temor dos usuários de Windows

A tela azul da morte se tornou algo icônico para os usuários de Windows. E se não bastasse o brilho excessivo da coloração com um rosto triste em emote, ela também emite um som que já fez muitos usuários pularem das suas cadeiras. Era toda uma experiência que assustava, frustrava e exigia gastar algum tempo rodando ferramentas de diagnóstico quando o problema era mais grave e impedia até mesmo de o computador inicializar.

As mudanças foram anunciadas um pouco menos de um ano após o “Apagão Global” que impactou a Crowdstrike e diversas empresas ao redor do planeta. Causando prejuízos inestimáveis e problemas para profissionais de T.I. no mundo todo, a marca passou de “ícone” ao símbolo de um problema sistemático bem grave.

Tornando a tela azul da morte do Windows em uma imagem menos atrativa e com mensagens mais simples, sem códigos QR ou mais informações na tela, é possível que sua imagem seja desassociada destes casos e volte a representar “segurança” aos usuários e companhias que utilizam o sistema da Microsoft.

Leia mais no Canaltech:

  • Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
  • ASUS lança Copilot+ PC “democrático”: conheça o Vivobook 16 com Snapdragon
  • O que é American Megatrends, que aparece sempre que você liga o computador?

Vídeo: No YouTube, o Canaltech comenta se um PC com inteligência artificial realmente faz diferença ou se é apenas mais uma moda passageira do mercado

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.