PS5 Pro e PS5 apresentam problemas com o VRR

PS5 e o PS5 Pro estão apresentando problemas com o suporte à tecnologia de Variable Refresh Rate (VRR). Após muitos jogadores apontarem o erro, o Digital Foundry comprovou que há algo de errado na experiência com os games nos consoles da Sony.

  • Como usar a TV como monitor para o computador
  • Como a taxa de atualização da tela afeta o gameplay?

De acordo com os testes, a instabilidade geralmente é vista após 20 minutos de gameplay. Ao usar um monitor compatível com a tecnologia, há picos de até 120 Hz. Uma vez que é notado o stutter, ele se repete de forma ininterrupta a cada oito segundos.

É importante notar que nem todos os títulos no PS5 e PS5 Pro estão apresentando problemas com VRR. Os testes feitos pelo Digital Foundry mostraram que Diablo 4 e Hogwarts Legacy tiveram stutter, mas Immortals of Aveum e Gran Turismo 7 não apresentaram nenhum. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Sony ainda não se pronunciou oficialmente sobre o problema com VRR e, até o momento, as únicas soluções encontradas são reiniciar o jogo ou desabilitar o recurso. Provavelmente atualizações futuras resolverão a situação, mas é incerto quando uma virá e se atenderá ao erro. 

Imagem do PS5 Pro
Tanto o PS5 quanto o PS5 Pro estão apresentando problemas com o VRR (Imagem: Reprodução/Sony)

Reação dos fãs com PS5 e PS5 Pro

É notável que, enquanto uma parcela dos jogadores relata que também está passando por problemas com o PS5 e PS5 Pro em suas TVs e monitores, outros apontam que não existe qualquer tipo de problema em relação à tecnologia nos consoles. 

Não se sabe se o VRR falha apenas em alguns PS5 e PS5 Pro, se eles estão sendo provocados por alguns jogos específicos ou por qualquer outra razão possível. Isso também pode envolver atualizações recentes, que podem ter bagunçado a implementação do suporte ao recurso.

O que é o VRR?

O recurso Variable Refresh Rate reduz o efeito de screen tearing nas TVs e monitores modernos. Ele serve para ajustar a sua taxa de atualização com a quantidade de FPS dos jogos, que se não seguirem a mesma velocidade pode trazer artefatos em seu display.

O PS5, PS5 Pro e o Xbox Series X são consoles com suporte ao VRR, porém foram realizados testes no videogame da Microsoft e ele não apresentou qualquer tipo de problema com a tecnologia recentemente. Ou seja, os casos estão centrados no sistema da Sony e até uma resolução, é recomendável que desabilite a função para não causar confusão em suas experiências.

Leia mais no Canaltech:

  • 6 jogos novos para jogar em abril de 2025
  • O que é parallax scrolling nos jogos?
  • Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.