Obras em cabeceira de ponte que cedeu em Rio Branco após enchente devem demorar 15 dias, diz secretário


Reparos iniciaram nesta segunda-feira (31) na ponte sobre o Igarapé Judia, no Segundo Distrito de Rio Branco. Vazante do manancial danificou aterro e causou rachaduras no asfalto. Obras iniciaram nesta segunda-feira (31) e devem demorar 15 dias
Arquivo/Seinfra
As obras de reparo na cabeceira da ponte sobre o Igarapé Judia, em Rio Branco, devem terminar em 15 dias, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Parte da estrutura cedeu após o nível das águas baixarem.
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Moradores que passaram no local nesse domingo (30) perceberam várias rachaduras no asfalto e que a cabeceira cedeu. A ponte foi inaugurada em setembro do ano passado, tem 88 metros de extensão, duas faixas para veículos, passagem para pedestre e ciclistas e liga os bairros Canaã e Belo Jardim I.
Porém, moradores de mais de 20 bairros precisam da ponte para acessar outras regiões da cidade. Equipes da Prefeitura de Rio Branco estiveram no local ainda no domingo e iniciaram os reparos nesta segunda-feira (31).
Cabeceira da ponte sobre o Igarapé Judia cede em Rio Branco
“Fizemos o preenchimento daquelas fissuras do asfalto, aonde teve fuga de material e vamos trabalhar agora a parte de contenção na lateral com utilização de pedra, utilizando a técnica chamada de gabião, que é a mais apropriada para fazer a defesa daquele aterro”, explicou o secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira.
Ainda segundo Ferreira, não será necessário a interdição do acesso durante as obras para não atrapalhar o trânsito. “Os trabalhos vão ser realizados na lateral do aterro, a parte de contenção, de forma que a parte da via já foi preenchida, e o trânsito está fluindo normalmente”, destacou.
Rachaduras assustaram morador
Imagens gravadas por um morador mostraram como estavam a rachaduras nesse domingo. “Após o vazamento do [igarapé] Judia, olha aí como está, quebrando a cabeceira da ponte. Isso aqui vai arriar. Bocalom, vamos agilizar o pessoal [de reparo]”, diz Francisco Panthio no vídeo acima.
Prefeitura garante que estrutura da ponte não sofreu danos e que o problema é apenas no aterro
Arquivo/Prefeitura de Rio Branco
Segundo a prefeitura, houve uma movimentação do solo com a enchente do igarapé. Porém, não houve comprometimento na ponte. “Não há problemas com a ponte, foi simplesmente no aterro, na cabeceira que, por ser um aterro novo, ainda não consolidou e naturalmente movimentou com toda alagação”, disse Cid Ferreira no domingo.
Ainda segundo o secretário, com a movimentação do solo, houve fissuras no asfalto e em parte da calçada. “Pedir para a RBTrans colocar algumas placas pedindo a redução de velocidade e avisando. Não tem problemas na ponte, está intacta, foi apenas no aterro, que é novo”, complementou.
O diretor técnico da Seinfra, José Maurício Escobar, disse que o aterro sofreu uma pressão hidrostática com a alagação do manancial. Já com a descida da água, surgiram erosões internas no aterro.
“Mas, nada que venha realmente atrapalhar a trafegabilidade da população, isso aí não vai ter maiores transtornos. A gente vai fazer o fechamento, a recuperação das fissuras, a recomposição da calçada e acredito que com isso a gente vai conseguir estabilizar”, frisou.
Cabeceira apresenta rachaduras com a vazante do Igarapé Judia
Arquivo/Prefeitura de Rio Branco
Ponte de madeira
Durante longos anos, os moradores utilizavam canos para atravessar manancial. Em 2022, foi construída uma ponte de madeira sobre o Igarapé Judia para melhorar a trafegabilidade da população.
Um mês após a inauguração, a sonhada ponte começou a apresentar problemas na estrutura. Um dos pilares da ponte cedeu e preocupou quem precisa passar por lá.
Na época, a equipe da prefeitura encaminhou equipes para fazer análises e resolver a situação. Nas duas entradas da ponte foram colocadas barreiras que impediam a passagem de veículos pesados.
Em 2023, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou a ordem de serviço para a construção de uma ponte de concreto sobre o igarapé.
Orçada em mais de R$ 7,5 milhões, a obra foi inaugurada em 30 de setembro do ano seguinte.
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