Vale (VALE3) fecha parceria bilionária com GIP para energia renovável

A Vale (VALE3) anunciou nesta segunda-feira (31) um acordo com a Global Infrastructure Partners (GIP) para criar uma joint venture na Aliança Energia, empresa que atua no setor de energia no Brasil.

Com o negócio, a mineradora receberá cerca de US$ 1 bilhão e terá 30% da nova empresa, enquanto a GIP ficará com 70%.

  • Ibovespa: Confira tudo que pode mexer com seus investimentos nesta semana no Giro do Mercado e prepare sua carteira para as mudanças de abril; é só clicar aqui

Controlado pelo BlackRock, o GIP é um dos maiores fundos de investimentos em infraestrutura do mundo, com um portfólio avaliado em cerca de US$ 170 bilhões.

Segundo a Vale, a parceria ajudará a companhia a manter sua matriz elétrica 100% renovável no Brasil, garantindo custos de energia competitivos, com preços fixados em dólares e sem reajustes pela inflação.

Quando o acordo for concluído, a Aliança Energia passará a administrar importantes ativos de geração de energia, incluindo o parque solar Sol do Cerrado e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, ambos em Minas Gerais.

A joint venture, acrescentou a Vale, contará com outras seis usinas hidrelétricas no estado e três parques eólicos no Rio Grande do Norte e Ceará. No total, esses ativos terão capacidade de gerar 2.189 MW de energia.

“Essa nova plataforma nos garantirá energia renovável a preços competitivos, ajudando a reduzir nossa pegada de carbono”, afirmou Gustavo Pimenta, CEO da Vale.

O fechamento da transação ainda depende da aprovação de órgãos regulatórios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.