Brasil é Convidado Pela OCDE para Integrar o Grupo de Cooperação sobre Sistemas Alimentares e Agricultura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), informou nesta terça-feira (1) que o Brasil foi convidado a integrar o Grupo de Cooperação em Pesquisa sobre Sistemas Alimentares e Agricultura (CRP) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A adesão do país está sendo formalizada por meio de uma carta assinada pelo ministro, Carlos Fávaro, expressando o interesse do Brasil em participar do grupo. A carta foi entregue pelo embaixador José Sarquis ao secretário geral da OCDE, Mathias Cormann.

O CRP tem por objetivo fortalecer a inovação e a pesquisa científica para subsidiar políticas públicas, promovendo a cooperação internacional entre cientistas e instituições de pesquisa. O Brasil é o primeiro país não-membro da OCDE a ser convidado para o grupo.

O convite reconhece o trabalho de inovação e pesquisa desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por outros centros de pesquisa e pelas universidades brasileiras. Entre os benefícios da adesão ao CRP, estão o acesso a uma rede científica internacional, a cooperação global e a oportunidade de promover a pesquisa aplicada realizada por instituições brasileiras.

O CRP, além de fortalecer o conhecimento científico, também oferecer informações relevantes para embasar decisões políticas voltadas à sustentabilidade da agricultura, alimentação, pesca e florestas. Suas áreas de atuação abrangem segurança alimentar, mudanças climáticas e a interconexão das economias por meio do comércio e da cooperação científica. Para alcançar esses objetivos, o grupo promove a colaboração internacional entre cientistas e instituições de pesquisa, patrocina eventos como conferências e workshops e oferece bolsas individuais de pesquisa, sempre com foco em questões globais e ênfase em políticas públicas.

Até a formalização da entrada do Brasil no CRP, algumas etapas ainda precisam ser concluídas. Após esse processo, as instituições de pesquisa brasileiras poderão se beneficiar do apoio do grupo, que inclui financiamento para workshops, conferências, publicações e bolsas de estudo.

O post Brasil é Convidado Pela OCDE para Integrar o Grupo de Cooperação sobre Sistemas Alimentares e Agricultura apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.