Homem-Aranha 4: o que esperar do filme que teve nome e data confirmados

Com a confirmação de que Homem-Aranha 4 se chamará Spider-Man: Brand New Day (este arco foi adaptado como “Um Novo Dia” nas HQs do Brasil) e estreia em julho de 2026 nos cinemas, muitas questões surgem em torno dos fãs. Afinal de contas, que tipo de história a Sony e a Marvel Studios querem contar do amigão da vizinhança?

  • Homem-Aranha 4: tudo o que sabemos do novo filme até agora
  • As 10 melhores histórias do Homem-Aranha de todos os tempos

Para te atualizar de tudo o que te espera nesta nova jornada, montamos um verdadeiro guia para te apresentar as possibilidades que o título carrega e como isso pode ecoar nas demais produções do MCU (inclusive entre os heróis urbanos, como Demolidor). 

Levando em consideração que a trama de Homem-Aranha 4 ditará o ritmo que seguiremos nos demais longas-metragens do herói, vale prestar atenção em tudo que foi mostrado em Um Novo Dia da Marvel Comics e na forma como podem adaptar este conteúdo para o grande universo cinematográfico da Disney. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que se sabe sobre Homem-Aranha 4?

Spider-Man: Brand New Day foi o título escolhido para o quarto filme do Homem-Aranha no MCU. Ele se passará algum tempo depois dos eventos vistos em Sem Volta Para Casa e mostrará que o mundo se esqueceu por completo que Peter Parker é o amigão da vizinhança. 

Imagem dos três atores de Homem-Aranha
Tom Holland volta para uma nova trilogia do Homem-Aranha nos cinemas (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Longe dos seus amigos, dos Vingadores e “sozinho” no mundo, ele enfrentará um desafio maior: este longa-metragem acontecerá entre os eventos de Avengers: Doomsday e Avengers: Secret Wars, então mesmo que o Multiverso não seja um tema que vão debater na sua história principal, ele pode estar presente de algum modo. 

O filme dará o pontapé inicial em uma nova trilogia estrelando Tom Holland, com a direção de Destin Daniel Cretton (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) e estreia agendada para o dia 31 de julho de 2026. A atriz Sadie Sink também foi confirmada no elenco, apesar de não revelarem qual personagem interpretará em sua história. 

Imagem de Sadie Sink
A Sony e a Marvel não revelaram quem Sadie Sink interpretará em Homem-Aranha 4 (Imagem: Reprodução/Netflix)

Homem-Aranha: Um Novo Dia

Na HQ da Marvel Comics, vemos os eventos que ocorrem logo após a controversa história “Um Dia a Mais”. Caso não lembre, nela vimos o casamento entre Peter Parker e Mary Jane Watson ser apagado da cronologia e o Doutor Estranho apagando a memória de que o jovem é o Homem-Aranha. Este último foi replicado no filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, então a seleção faz sentido dentro da narrativa. 

Neste arco, Peter volta a trabalhar como fotógrafo no Clarim Diário e enfrenta grandes desafios profissionais. Isso acontece porque o J.J. Jameson vendeu o jornal para cuidar de sua saúde e ele se transformou em um veículo completamente sensacionalista. Ao invés de tirar fotos do Homem-Aranha, o herói acaba virando um paparazzi.

Porém, as coisas ficam ainda piores para o nosso herói. Nesta trama, J.J. Jameson se recupera e vira o prefeito de Nova Iorque. Seu primeiro ato oficial como líder do poder executivo: montar uma força-tarefa e injetar uma parcela considerável do dinheiro público para eliminar a suposta ameaça que o aracnídeo representa para a cidade.

Imagem de Homem-Aranha: Um Novo Dia
Em Homem-Aranha: Um Novo Dia, Peter Parker volta a ser fotógrafo (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Outra introdução bem interessante nesta fase é a chegada do Sr. Negativo, líder da organização criminosa que se esconde através da organização beneficente F.E.S.T.A. Como ela foi introduzida em Sem Volta Para Casa, não seria estranho vê-la aparecer de algum modo na trama de Spider-Man: Brand New Day. 

Prefeito vs. Vigilantes

Se na HQ de Um Novo Dia temos J.J. Jameson se tornando prefeito de Nova Iorque e caçando o amigão da vizinhança, não é difícil traçar um paralelo com o que já estamos vendo no MCU. Essa é exatamente a caminhada que Wilson Fisk, o Rei do Crime, está seguindo em Demolidor: Renascido. 

Como prefeito, ele monta uma equipe de policiais de índole suspeita, dando plenos poderes para que possam caçar e fazer “justiça” contra os vigilantes. Claro, sem a necessidade de responder ao chefe da Polícia e sem a necessidade de câmeras corporais. 

Veja bem: isso não significa que as duas tramas vão convergir e veremos Homem-Aranha e Demolidor enfrentando o Rei do Crime juntos. No entanto, seria uma interconexão natural e que poderia ajudar a contar uma história maior para os heróis urbanos dentro de todo o MCU. Ou seja, desperdiçar isso seria jogar uma baita oportunidade na lata de lixo. 

Sem querer empolgar ninguém, mas Matt Murdock fez uma ponta em Sem Volta Para Casa, Wilson Fisk já mencionou o Aranha em Demolidor: Renascido e o Homem Sem Medo fez uma ponta em Seu Amigão da Vizinhança, Homem-Aranha. Falta mais alguma coisa para esse crossover se concretizar nos cinemas?

Imagem do Demolidor
Demolidor e Homem-Aranha podem finalmente unir forças (Imagem: Reprodução/Disney+)

A chegada de Harry Osborn

Um dos destaques da HQ Um Novo Dia é que ela funciona como um “reinício” de toda a história do Homem-Aranha, algo que também deve estar presente no longa-metragem. Com isso, antigos aliados e rivais do personagem voltam a dar as caras, como é o caso de Harry Osborn.

Nos quadrinhos, ele se apresenta como um ricaço que está em várias baladas e tenta curtir a vida ao máximo. Porém, nós sabemos que na realidade a sua família esconde grandes problemas e crimes. Não é à toa, já que seu pai é o Duende Verde e ele segue seus passos como vilãoi.

Se levarmos em consideração que podiam incluir sua presença para preparar Peter Parker para o confronto com um dos seus maiores nêmesis das HQs, introduzir Harry como seu mais novo amigo próximo também soaria como algo natural: já que ele está isolado de todos e perdeu sua Tia May no último filme. 

Imagem de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Na nova trilogia, o Homem-Aranha não terá a Tia May ao seu lado (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Não entenda errado, ele não tem uma grande participação nesta trama, mas isso ainda seria uma excelente forma de introduzir o personagem nas histórias do Homem-Aranha nos cinemas e construir toda a complexa relação entre os dois. O herói precisa de novos aliados e essa com certeza seria uma adição de peso para a narrativa. 

Certo, mas e o Multiverso?

Em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, vimos vilões de diversas realidades no caminho do aracnídeo, assim como a presença de Tobey Maguire e Andrew Garfield (que interpretaram o super-herói no passado, mas claro que você sabe disso). A questão é: vale mesmo a pena sustentar e produzir outro filme com este grande plot?

Vale lembrar que nem sempre um filme ser lançado entre duas produções dos Vingadores significa que sua história estará diretamente conectada. Vide Homem-Formiga e a Vespa e Capitã Marvel, que foram lançados entre Guerra Infinita e Ultimato e se conectaram apenas durante a cena pós-crédito. 

Outro detalhe que não está sendo debatido é a presença de Venom no MCU. A passagem de Eddie Brock, dos filmes solo do anti-herói, deixou um pedaço do simbionte andando por Nova Iorque e ele pode acabar encontrando um jovem herói que se pendura pelas paredes. Se levar em conta que a primeira aparição dele foi na trama de Guerras Secretas nas HQs, isso também ajudaria a trazer uma conexão natural. 

Uma nova trilogia com Homem-Aranha 4

Como Spider-Man: Brand New Day será o início de uma nova trilogia com Tom Holland, vale ressaltar que não é esperado que seja um “filme evento” como vimos em Sem Volta Para Casa ou traga uma história tão grandiosa para o super-herói. No máximo veremos algo que o leve para a trama de Vingadores: Guerras Secretas, isso se ele já não estiver presente de algum modo em Avengers: Doomsday.

Nas HQs isso abriu diversas portas para histórias que marcaram os últimos anos, como o retorno do Chacal e a trama de Ilha das Aranhas. Logo, é importante não ter grandes expectativas, já que será o primeiro capítulo de uma trama que será construída através deste e dos próximos filmes, assim como nos crossovers que o personagem participar.  

Leia mais no Canaltech:

  • Demolidor Renascido: o que é o amuleto do Tigre Branco?
  • Avengers: Doomsday confirma elenco em anúncio surpresa com os X-Men da Fox
  • Crítica: Demolidor Renascido começa bem, mas não cola direito com a Netflix

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.