Rapidus vai começar produção teste no Japão de chips em 2nm neste mês

A empresa japonesa Rapidus anunciou oficialmente que vai começar a produção de testes para chips em 2nm ainda neste mês, abril. A linha “piloto”, como a empresa chama, vai resultar nos primeiros wafers feitos no Japão no processo que atualmente é considerado o mais avançado do mundo.

“A construção da instalação IIM de manufatura na Rapidus prosseguiu suavemente, e até o fim do ano fiscal teremos completado a instalação de equipamentos para manufatura de semicondutores necessários para o começo das operações piloto”, disse Atsuyoshi Koike, CEO da Rapidus. “Com a aprovação do plano e orçamento no projeto NEDO, vamos começar a linha piloto em abril, que vai constantemente encaminhar para a produção em massa planejada para 2027.”

Fotografia da logo da Rapidus
Fonte: Bloomberg

A instalação Innovative Integration for Manufacturing (IIM) mencionada pelo executivo foi feita em Chitose (Hokkaido), no final do ano passado. É por lá que a companhia incorporou o maquinário EUV e DUV da ASML, necessário para a fabricação de chips em 2nm.

A “corrida” pela nova litografia atualmente é liderada pela TSMC, que se estabeleceu como a maior fabricante de semicondutores do mundo. A “carta na manga” da Rapidus para ser mais competitiva no processo é que a empresa planejou sua IIM para incluir o processo de empacotamento dos chips, totalmente automatizado. No momento nenhuma das gigantes faz o empacotamento avançado na mesma instalação, então a Rapidus pode sair na frente com um processo mais agilizado de produção se os seus planos funcionarem.

Créditos: Divulgação Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd.

Projeto da Rapidus inclui pesquisa e desenvolvimento

Enquanto pretende começar sua linha de testes em 2nm logo neste mês, a Rapidus também planeja começar em abril a instalação de equipamentos na Rapidus Chiplet Solutions (RCS).

A RCS é um centro voltado para pesquisa e desenvolvimento (R&D), localizado próximo da IIM. Lá serão produzidas linhas de produtos voltadas apenas para testes e criação de novas técnicas de manufatura. A ideia é pesquisar métodos de empacotamento em três dimensões, estruturas de interposers e assim por diante.

Notícias relacionadas:

  • Rapidus pretende instalar 10 máquinas de EUV para fabricar chips em 2nm no Japão
  • Rapidus: empresa japonesa quer rivalizar com TSMC em processos de chips 2 nm
  • TSMC deve começar a receber encomendas para chips de 2nm em 1 de abril [RUMOR]

Se os planos da Rapidus seguirem conforme o planejado, seus primeiros clientes devem poder começar a criar seus protótipos com o processo de 2nm da companhia depois de julho.

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.