Marca chinesa que fabrica carro voador vem ao Brasil

A Xpeng, uma das maiores fabricantes de veículos da China, tem como um dos grandes diferenciais do portfólio os projetos voltados para a mobilidade do futuro, em especial para os carros voadores.

  • Embraer fecha acordo com Coreia do Sul para popularizar carros voadores
  • Carro voador da Chery já voou 80 quilômetros, diz empresa

Responsável pela fabricação de modelos como o Aeroht, “clone” da Tesla Cybertruck, mas com uma aeronave acoplada ao corpo do carro, e de um outro carro voador repleto de hélices, que o CT Auto viu de perto no Salão de Pequim, em 2024, a Xpeng pode, em um futuro próximo, chegar (ou pousar?) no Brasil.

Brian-Gu, vice-presidente da montadora, confirmou, em entrevista para a Bloomberg TV, que vê com bons olhos a expansão dos negócios da Xpeng para alguns países do continente americano, especialmente México e Brasil.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O executivo da Xpeng também alegou estar “monitorando de perto” outros centros, especialmente na Europa, mas descartou qualquer tipo de negócio com os Estados Unidos, já que, por lá, as tarifas e diretrizes de governo do presidente Donald Trump inviabilizam a chegada de marcas estrangeiras.

Carro voador da Xpeng vem ao Brasil?

Diante do aceno de Brian-Gu a alguns países das Américas, os comentários sobre a possível vinda da Xpeng e seus carros voadores ao Brasil começaram a crescer. No entanto, quem está empolgado para sair por aí incorporando personagens do antigo desenho animado Os Jetsons, pode se acalmar.

Na entrevista para a Bloomberg, o vice-presidente da marca chinesa não chegou a entrar em detalhes sobre quando a empresa pretende chegar ao Brasil, tampouco abordou quais modelos eventualmente seriam lançados por aqui.

Não dá para negar, porém, que o lançamento de um carro voador no mercado verde-amarelo seria uma enorme atração, não é mesmo? Poder para isso, a Xpeng tem, já que em 2024 a empresa produziu quase 200 mil carros (não os voadores) e faturou quase US$ 5 bilhões.

Leia também:

  • Como pilotar um drone? Cursos, cuidados e obrigações legais
  • Carros voadores: qualquer um vai poder comprar e “dirigir”?

Vídeo: Drone do futuro ou carro voador?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.