EWZ, Ibovespa em dólar, chega a disparar quase 1% com tributação de Trump ao Brasil; entenda motivo

O EWZ, o Ibovespa em dólar, chegou a disparar 0,9% após o presidente Donald Trump anunciar uma taxação de 10% sobre o Brasil, que possivelmente ficou abaixo do esperado.

O presidente anunciou a imposição de tarifa de 10% sobre as importações de produtos do Brasil. O anúncio faz parte do pacote de tarifas recíprocas anunciado por Trump.

  • LEIA MAIS: Comunidade de investidores Money Times reúne tudo o que você precisa saber sobre o mercado; cadastre-se

Apesar disso, o índice devolveu os ganhos e operava no negativo por volta das 17h40.

Para analistas, no entanto, a medida pode até ser benéfica para o país.

Na visão de Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, o anúncio de tarifas globais acima do normal tem sido uma estratégia utilizada por Trump para negociar com parceiros comerciais.

Em entrevista ao Giro do Mercado desta quarta-feira (2), a especialista afirmou que o Brasil pode acabar se dando bem em relação a outros países.

“O foco deve ser os países nos quais os EUA têm déficit comercial, que não é o nosso caso. Com isso, o Brasil não é um alvo para ser taxado de maneira generalizada”, afirma Quaresma.

A analista ressalta que, apesar do Brasil praticar algumas tarifas mais altas do que os EUA, a tributação é focada em produtos específicos, como o etanol, com a justificativa que o deles seria mais poluente que o nosso. Para esse mercado, pode ocorrer um tipo de revisão de tarifas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.