6 Sinais de Que Seu iPhone Foi Hackeado

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Os recursos de segurança e privacidade da Apple são reconhecidamente rígidos, mas isso não significa que seu iPhone nunca possa ser hackeado. Criminosos estão constantemente à procura de falhas em versões novas ou desatualizadas do iOS.

Além disso, usuários de iPhone não são menos vulneráveis a ataques de phishing. De fato, segundo uma pesquisa da empresa de segurança em nuvem Lookout, realizada no ano passado, dispositivos iOS foram alvo de tentativas de phishing com mais frequência do que dispositivos Android. A seguir, analisamos os sinais de que seu iPhone pode ter sido hackeado, o que fazer caso isso aconteça e como mantê-lo seguro.

Seu iPhone Pode Ser Hackeado?

O iOS é geralmente considerado mais seguro do que o Android, graças ao seu ecossistema fechado, ao rigoroso processo de revisão de aplicativos e ao controle da Apple sobre hardware e software.

No entanto, qualquer smartphone pode ser hackeado. Na maioria dos casos, isso ocorre por erros do próprio usuário, como interagir com um e-mail de phishing e, inadvertidamente, baixar um malware. Outra forma de comprometimento é por meio do ataque indireto, por exemplo, se uma das suas contas de redes sociais for invadida.

Como Verificar Se Seu iPhone Foi Hackeado

Há vários sinais que podem indicar que seu iPhone foi hackeado — alguns mais evidentes do que outros.

Um dos indícios é se o aparelho está superaquecendo ou descarregando mais rapidamente do que o normal. Além disso, você pode notar que ele está mais lento ou que o consumo de dados aumentou sem motivo aparente. Aplicativos desconhecidos podem aparecer na tela inicial, assim como anúncios pop-up. Mensagens estranhas podem ser enviadas para seus amigos e familiares, enquanto os hackers tentam enganá-los. Você também pode perceber compras não autorizadas em sua conta.

Sinal 1: Seu iPhone Está Sobrecarregado

Se o seu iPhone estiver mais quente do que o normal ou descarregando rapidamente, isso pode ser um sinal de que aplicativos ou processos não autorizados estão rodando em segundo plano, consumindo recursos do aparelho.

Sinal 2: Aplicativos Desconhecidos na Tela Inicial

Uma das primeiras coisas que hackers podem fazer ao invadir seu iPhone é instalar aplicativos maliciosos. O objetivo deles é acessar seus arquivos ou espioná-lo. Esses apps podem parecer inofensivos, mas não devem ser ignorados. Além disso, pop-ups e anúncios podem começar a aparecer com frequência.

Sinal 3: Mensagens Estranhas

Se amigos e familiares entrarem em contato dizendo que receberam mensagens suspeitas enviadas por você, isso pode ser um sinal de que hackers estão tentando enganá-los com links fraudulentos. Você mesmo pode notar mensagens enviadas da sua conta que não foram redigidas por você.

Sinal 4: Queda no Desempenho

Se o iPhone estiver mais lento ao carregar páginas da web, reproduzir vídeos ou abrir aplicativos, isso pode ser um indício de que foi comprometido. Assim como o superaquecimento, esse problema pode ser causado por um aplicativo malicioso rodando em segundo plano.

Sinal 5: Compras Não Autorizadas

Se você notar compras feitas sem sua autorização usando seu Apple ID ou cartão de crédito vinculado, fique atento. Mesmo transações de valores baixos não devem ser ignoradas: criminosos costumam testar pequenas compras antes de realizarem transações maiores que esgotam sua conta.

Sinal 6: Consumo Excessivo de Dados

Se hackers estiverem executando softwares não autorizados em segundo plano, isso pode resultar em um consumo excessivo de dados. Se seu plano de internet mostrar um aumento repentino no uso, sem que você tenha mudado seus hábitos, pode ser um sinal de que outra pessoa está utilizando seu aparelho sem seu conhecimento.

O Que Fazer Se Seu iPhone For Hackeado?

Se você descobrir que seu iPhone foi hackeado, o importante é agir rapidamente. Faça uma varredura para identificar possíveis malwares e altere todas as suas senhas imediatamente, escolhendo senhas fortes.

Remova qualquer aplicativo que você não tenha instalado e desconecte dispositivos desconhecidos. Vá até Ajustes > Geral > Atualização de Software para garantir que o sistema operacional esteja atualizado. Faça o mesmo com os aplicativos acessando a App Store, tocando na foto do seu Apple ID no canto superior direito e depois em Atualizar Tudo.

Também é essencial avisar seus amigos e contatos sobre o ocorrido, alertando-os para ignorarem e excluírem qualquer mensagem suspeita enviada do seu telefone.

Como Proteger Seu iPhone Contra Hackers?

Embora o iPhone tenha uma segurança interna robusta, há algumas medidas adicionais que você pode adotar para reforçá-la.

Mantenha sempre o sistema operacional e os aplicativos atualizados, pois essas atualizações frequentemente corrigem vulnerabilidades conhecidas. Utilize senhas fortes, ative a autenticação em dois fatores e habilite o recurso Buscar iPhone.

Evite carregar seu telefone em estações públicas de carregamento e usar redes Wi-Fi públicas sem proteção. Se possível, utilize uma rede privada virtual (VPN) para maior segurança. Além disso, evite lojas de aplicativos de terceiros e nunca clique em links recebidos por e-mail ou mensagem de texto, a menos que tenha certeza de que são confiáveis.

O post 6 Sinais de Que Seu iPhone Foi Hackeado apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.