Analgésico popular no Brasil pode ajudar a combater o diabetes, aponta novo estudo

ibuprofeno

Medicamento pode influenciar o metabolismo do açúcar no corpo – Foto: ShutterStock/ND

Pesquisadores da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, descobriram que o ibuprofeno, além de aliviar dores e inflamações, pode influenciar o metabolismo do açúcar no corpo. A descoberta “abre as portas” para que o medicamento seja estudado como uma forma de auxiliar no tratamento de doenças como o diabetes.

A pesquisa sobre o ibuprofeno

Publicado no British Journal of Pharmacology, o estudo aponta que o uso prolongado de ibuprofeno pode estar associado à preservação da função metabólica e a um menor risco de condições como Alzheimer, diabetes e câncer de cólon.

Cartela de ibuprofeno

Uso prolongado do medicamento apresentou um menor risco de condições como Alzheimer, diabetes e câncer de cólon – Foto: Reprodução/ND

Segundo o professor Paul Breslin, que liderou o estudo, o medicamento inibe receptores responsáveis pela percepção do sabor doce, tanto na boca quanto em outras células do organismo.

“Descobrimos que o ibuprofeno e o naproxeno inibem a ativação do receptor do sabor doce em humanos e células humanas”, explicou Breslin.

Esses receptores estão ligados à detecção e processamento da glicose, e sua inibição pode alterar a forma como o corpo responde ao açúcar.

Cartela de remédios

Mais estudos são necessários – Foto: Freepik/ND

Durante o experimento, voluntários que fizeram bochechos com ibuprofeno apresentaram redução na capacidade de detectar sabores doces.

Se essa interferência for confirmada em mais estudos, pode significar um impacto positivo na prevenção de doenças metabólicas.

No entanto, os pesquisadores alertam que ainda são necessárias mais investigações. “São necessários ensaios clínicos em humanos para testar esta hipótese”, ressalta a pesquisa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.