Fertilizantes Heringer (FHER3) anuncia hibernação de 3 plantas e renúncia de diretores; ação derrete 34% em 2025

A Fertilizantes Heringer (FHER3) comunicou a hibernação de três plantas (Ourinhos-SP, Iguatama-MG e Rio Verde-GO) e a retomada da operação da unidade de Paranaguá-PR.

Segundo a empresa, a hibernação será realizada de forma gradual, com a redução progressiva de suas operações nos próximos meses. No acumulado de 2025, a ação recua 34,01%. Apesar disso, a ação subia quase 3% por volta das 12h38.

“A decisão foi tomada levando em consideração o melhor interesse da companhia, seus acionistas e demais stakeholders, considerando a baixa performance financeira histórica e baixa perspectiva de viabilidade econômica standalone das plantas em questão no atual contexto de mercado, reduzindo assim a necessidade intensiva de Capex e demais custos operacionais das referidas unidades”, disseram.

  • E MAIS: O Agro Times está ‘entrando em campo’ para cobrir as duas principais feiras do agronegócio no Brasil; acompanhe a cobertura completa

Os volumes operados pelas unidades serão atendidos por outras unidades da Heringer,”propiciando ganhos logísticos e otimizando os custos fixos e rentabilidade das demais plantas, inclusive, com a retomada da operação na unidade de Paranaguá-PR, ainda em fase inicial, somente voltada para straights (elementos simples).

A empresa afirmou que segue avaliando a destinação das plantas, realizando um estudo acerca das alternativas de maximização de retorno, incluindo a possibilidade de uma reativação futura “havendo mudanças nas condições de mercado ou através de venda do ativo por meio de processo competitivo”.

No quarto trimestre de 2024, a empresa encerrou prejuízo de R$ 658 milhões, tendo fechado o ano passado com uma perda de R$ 1,154 bilhão.

FHER3: Renúncia na diretoria comercial e de operações

Ainda ontem, a empresa comunicou a renúncia de Fábio Cânfora do cargo de diretor comercial, ao qual foi eleito em novembro de 2023, e de Augusto Cesar Gomes de Oliveira, que renunciou ao cargo de diretor de operações, tendo sido eleito em agosto de 2023.

Em razão das renúncias, a diretoria da Fertilizantes Heringer indicou interinamente Anton Slavnov para ocupar o cargo de diretor comercial e Maicon Luiz Cossa para ocupar o cargo de diretor de operações.

Ambos com mandato até a Reunião do Conselho de Administração a se instalar em 30 dias contados a partir de quarta.

Anton Slavnov é formado em Estudos Orientais pela Universidade Estadual de Novosibirsk.

Com mais de 20 anos de experiência na área de compras, atuou em empresas nacionais e multinacionais líderes nos setores de óleo e gás, defesa e espaço, mineração e química, como Raytheon, TNK-BP, Gazpromneft, Rosneft e AIM Management.

Maicon Luiz Cossa é engenheiro-agrônomo, possui mais de 20 anos de experiência no setor agrícola, incluindo a posição de vice-presidente comercial e supply da EuroChem Brasil e atuação como conselheiro na ADS Drones.

Anteriormente, o Sr. Maicon trabalhou como vice-presidente de cadeia de suprimentos (VP Supply Chain) e VP Comercial na Yara Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.