Outono tem previsão de chuva extrema no Brasil em 2 regiões

O outono tem previsão de chuva extrema no Sul e no Sudeste do Brasil, uma vez que na última quarta (3), uma nova frente fria avançou, provocando temporais, ventos fortes e queda de temperatura. Os avanços em direção ao Sudeste resultam em chuvas intensas, riscos de alagamentos e ressaca no litoral.

  • Vitamina D | Outono e inverno podem afetar a síntese deste hormônio
  • Outono começa na quinta com equinócio; entenda o fenômeno astronômico

Chuvas na região Sudeste

Na capital paulista, a aproximação do sistema deve provocar virada no tempo, com pancadas de chuva e risco de alagamentos. No litoral de São Paulo, os acumulados podem superar os 200 mm até domingo (6).

No Rio de Janeiro, os volumes de chuva podem ultrapassar a média de abril em apenas alguns dias, e chegam a alcançar até 350 mm em algumas regiões. As áreas de maior risco incluem a capital e a Zona da Mata Mineira, onde a combinação de chuva persistente e solo encharcado eleva a possibilidade de deslizamentos de terra. O litoral fluminense também deve enfrentar ressaca, com ondas elevadas.

Tempestades e queda brusca de temperatura no Sul

No Sul do Brasil, a situação também é de alerta. O Rio Grande do Sul é o estado mais impactado, com previsão de temporais severos e acumulados de chuva que podem ultrapassar os 40 mm em cidades como Jaguarão e Santa Terezinha de Itaipu. Santa Catarina e Paraná também estão em alerta para chuvas intensas e ventos fortes, aumentando os riscos de transtornos.

Além da chuva extrema, o frio fica intenso na região. As temperaturas devem cair drasticamente, com mínimas  a 6°C em cidades como Urupema e São Joaquim, em Santa Catarina. O Rio Grande do Sul também deve registrar frio, especialmente nas áreas serranas, onde os termômetros podem marcar até 7°C. A chegada dessa onda de frio também aumenta a possibilidade de geada em pontos elevados, principalmente na Serra Catarinense e na Fronteira Sul do Rio Grande do Sul.

Leia também:

  • Tempestades tropicais são radioativas e este avião de guerra pode provar
  • Chuva raríssima causa inundação no deserto do Saara; veja imagens

VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES MESMO QUE ELA CHEGUE?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.