8 quadrinhos de super-heróis mais polêmicos de todos os tempos

As HQs servem para trazer grandes tramas para os super-heróis, mas também podem apresentar arcos muito polêmicos. Isso nem sempre indica que o roteiro ou a direção para que seguem é ruim, mas com certeza causa reações diversas entre os leitores e fãs.

  • Os 10 piores superpoderes do Universo Marvel
  • 5 universos da Marvel que todo mundo precisa conhecer

Baseado no conteúdo do ScreenRant, apresentamos 8 quadrinhos que geraram muitas controvérsias e mudaram não apenas a relação do público com seus principais heróis e vilões, como também mostraram o poder da Marvel Comics e DC Comics de impactar. 

Confira as histórias mais chocantes e que mostraram os maiores personagens que conhece de formas nunca antes vistas. No entanto, alertamos que a lista contém gatilhos e circunstâncias que podem gerar desconforto:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

8. A morte do Capitão América

Logo após os derradeiros eventos da Guerra Civil, o sol brilhou novamente na Marvel Comics, não é? Não, pois vimos a HQ A Morte do Capitão América (2007) chegando e causando grandes impactos não apenas nos leitores, mas em todo o universo dos super-heróis. Sendo levado sob custódia pela S.H.I.E.L.D., Steve Rogers é acertado por um tiro e morre.

Ainda que Bucky tenha assumido o escudo e feito um bom papel, vale lembrar que naquela época a morte de grandes heróis não era um clichê. Não víamos personagens morrendo e voltando algumas edições depois (ou, no mais tardar, em um ano). Levando em consideração que ele lutou a 2ª Guerra Mundial, servia como um dos principais pilares dos Vingadores e tudo mais, sua morte gerou uma grande polêmica entre o público e dividiu opiniões. Detalhe: mesmo com as negativas da Marvel, ele voltou a aparecer no ano seguinte à sua suposta morte. 

Imagem da Marvel Comics
A morte do Capitão América durou pouco, mas foi chocante (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

7. O destino de Ricardito

A DC Comics trouxe Snowbirds Don’t Fly (1971) como uma impactante história de Roy Harper, conhecido no Brasil como Ricardito — o ajudante do Arqueiro Verde. O super-herói descobre que seu parceiro mirim está envolvido com drogas, gangues de rua e é iniciado um grande debate sobre o vício que estava presente na vida dos jovens.

Apesar de “pegar leve”, a HQ mostra todos os perigos sobre o consumo de drogas e até nos leva ao lado de Ricardito para o enterro de um dos seus colegas de gangue: morto por overdose. Ainda que tenha sido um grande choque para o público ver um jovem super-herói se envolvendo neste universo e caindo no vício, é inegável que serviu como um grande alerta em uma época que pouco se discutia sobre o assunto. 

Imagem da DC Comics
Ricardito se meteu com drogas e gangues (Imagem: Reprodução/DC Comics)

6. Pecados do passado

Gwen Stacy foi um dos maiores amores da vida de Peter Parker e sua morte o abalou de formas inimagináveis. O romance que prometia durar por toda a vida foi encerrado pelas garras do Duende Verde e nosso Homem-Aranha só foi conhecer o amor novamente pelas mãos de Mary Jane Watson. Em Pecados do Passado (2004), a Marvel Comics decidiu mexer nisso e trouxe grandes polêmicas à tona.

A HQ mostra que Gwen, em vida, traiu Peter com Norman Osborn na França (?) e ficou grávida de gêmeos (???). A trama foi tão polêmica que fãs de todo o planeta se revoltaram e pediram para a editora voltar atrás neste absurdo. A coisa ia piorar se ninguém impedisse, com o autor desejando encerrar a narrativa com Peter descobrindo que era o verdadeiro pai dos gêmeos, que já estavam adultos por manipulação genética de Osborn.  

Imagem da Marvel Comics
A Marvel quis abrir a polêmica discussão se Gwen traiu Peter ou não (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

5. Reinado

Algo que todos os fãs do Homem-Aranha sabem é o quanto ele sofreu para chegar nos dias atuais. Porém, em Reinado (2006) a Marvel Comics abusou um pouco das polêmicas: nela avançamos para um futuro alternativo para mostrar Peter Parker já idoso e aposentado. A pior parte nem é ver J.J. Jameson com os tentáculos do Dr. Octopus ou ver o super-herói enfrentando uma versão da 3ª idade do Sexteto Sinistro. É a razão pela qual ele se aposentou, para começo de história. 

Ele interrompeu suas atividades como o Homem-Aranha porque Mary Jane Watson estava morta. Até aí tudo bem. Porém o leitor descobre que ela não morreu nas mãos de um grande vilão ou para salvar o dia. Peter Parker, por ter sido mordido por uma aranha geneticamente modificada, tinha radiação no seu organismo e a exposição prolongada da personagem ao esperma do herói (???) gerou um câncer e sua morte. 

Imagem da Marvel Comics
A razão da morte de Mary Jane foi bem polêmica em Reinado (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

4. Ultimatum

É inegável que o arco Ultimatum (2008) foi um dos mais polêmicos da Marvel por inúmeras razões. Desde 2000, ela criou o Universo Ultimate e alimentou esta realidade com muitas histórias que marcaram todo o público e trouxeram grandes figuras inéditas, como é o caso de Miles Morales. Porém, com o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) entre nós, eles decidiram simplificar e contar uma história só, centrada na Terra-616.

E como isso aconteceu? Com a morte de Mercúrio e da Feiticeira Escarlate, Magneto decidiu acabar com a vida como a conhecemos no planeta. Ele inverte os pólos magnéticos do mundo e isso traz a morte para vários e um comportamento ainda mais problemático aos demais: Blob devora o cadáver da Vespa e tem sua cabeça devorada por Hank Pym como Homem-Gigante. A cabeça do Doutor Estranho explode. O Coisa esmaga a cabeça do Senhor Destino. Magneto tem sua cabeça arrancada pelo Cíclope. Um show de horrores.

Imagem da Marvel Comics
Ultimatum é apenas uma grande bagunça para matar todos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

3. O abuso ao Asa Noturna

Na história de Asa Noturna #93 (2004), vemos Asa Noturna se aliando ao Tarântula para enfrentar a grande ameaça que Blockbuster representava para Bludhaven. Para exterminar o perigo de vez, Dick Grayson permite que seu companheiro mate o vilão, mas acaba se arrependendo e desmaia após entrar em estado de choque.

Como não podia se defender, Tarântula decide cometer um abuso sexual contra o super-herói e trouxe uma grande polêmica para a DC Comics. Mesmo que isso tenha sido representado de várias formas nas HQs (seja através de drogas, de forma forçada ou enganando os super-heróis) e mostre que é algo que pode ocorrer com homens e mulheres, o evento tomou proporções maiores e eles decidiram não mencionar novamente em suas histórias. 

Imagem da DC Comics
O Asa Noturna sofreu abusos (Imagem: Reprodução/DC Comics)

2. Um dia ruim

Em Piada Mortal (1988), o Coringa decide que bastaria um dia ruim para transformar grandes heróis em vilões. E para comprovar sua teoria, ele parte contra um dos maiores aliados do Batman: o Comissário Gordon. Levado pelo vilão, ele acaba sendo exposto a várias fotos de sua filha (a Batgirl) nua, ferida e supostamente sofrendo abusos sexuais.

Quando falamos “supostamente”, é por causa das imagens que não são tão conclusivas em relação ao fato, se foi consumado ou não. Isso por si já causa um grande impacto nos leitores. Porém, não é tudo. Apesar de seu plano falhar e não conseguir fazer com que o Comissário Gordon se transforme em um lunático, Batman (que não mata seus adversários) é visto agarrando o pescoço do Coringa e acompanhamos sua risada sumindo nos últimos quadros. 

Imagem da DC Comics
Barbara Gordon sofreu nas mãos do Coringa (Imagem: Reprodução/DC Comics)

1. Perdidos no tempo-espaço

No ano de 1985 a Marvel Comics decidiu trazer a trama Lost in Space-Time, com três equipes de super-heróis viajando pelas diferentes linhas do tempo. Nela, vemos duas tramas que acabam impactando bastante e trazendo diversas polêmicas. Uma delas mostra que Hank Pym não consegue mais encolher ou ficar gigante, o que o deixa frustrado. Após escrever cartas de despedidas para as pessoas amadas, ele tenta cometer suicídio e traz um grande debate sobre razões para viver — algo muito pesado para as HQs da editora.

Enquanto isso, temos a Harpia presa com os demais membros dos Vingadores da Costa Oeste. Enquanto tentam criar uma forma de escapar da prisão no tempo-espaço, o Cavaleiro Fantasma dá a ela uma poção do amor e pratica o abuso sexual. A personagem descobre apenas depois o que houve, ficando furiosa e negando ajuda para salvá-lo de uma morte certa. 

Imagem da Marvel Comics
A Harpia sofreu abusos quando ficou presa no tempo-espaço (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Quadrinhos polêmicos e impactantes

Como dissemos, nem sempre os quadrinhos polêmicos significam que histórias são ruins. O objetivo dela pode ser um alerta para a sociedade sobre determinados temas tabu, mas que precisam ser discutidos para continuarmos vendo esse tipo de histórias apenas nas HQs e não nos noticiários.

Entre as HQs mais polêmicas de todos os tempos, temos:

  1. Perdidos no tempo-espaço
  2. Um dia ruim
  3. O abuso ao Asa Noturna
  4. Ultimatum
  5. Reinado
  6. Pecados do passado
  7. O destino de Ricardito
  8. A morte do Capitão América

Leia também no Canaltech:

  • ASUS divulga primeiro teaser do Xbox portátil
  • Tela azul do Windows muda de cor após mais de 30 anos
  • Nintendo Switch 2 x Switch: o que muda no novo videogame em termos técnicos?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.