O CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou no sábado (5) os novos modelos de inteligência artificial do Llama 4, que “superam o GPT-4o e o Gemini Flash 2 em todos os comparativos”. Os modelos se chamam Llama 4 Scout e Llama 4 Maverick, e estão disponíveis para uso na Meta AI no WhatsApp, Instagram, Messenger e pelo site próprio.
- Como usar o Meta AI no WhatsApp: Guia Prático
- Meta AI no WhatsApp: entenda como funciona o chatbot
Tanto o Scout quanto o Maverick são modelos com o código-fonte aberto e multimodais, ou seja, trabalham com outras fontes de informação além de texto, como imagens, vídeos e áudios.
Zuckerberg também anunciou outros dois modelos potentes de IA que serão lançados em breve, e compartilhou objetivos ambiciosos da Meta para o mercado de inteligência artificial.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Nosso objetivo é criar a principal IA do mundo, deixá-la open source e torná-la acessível universalmente para que todos no mundo possam se beneficiar dela. Eu tenho falado que acho que a IA open source irá liderar os outros, e com o Llama 4 isso está começando a acontecer”, disse o CEO da Meta em vídeo publicado no Instagram.
Novos modelos da Meta
No total, são quatro novos modelos com diferentes capacidades e potencial, todos open source. Confira:
Llama 4 Scout
O Llama 4 Scout é um dos dois modelos que já estão disponíveis aos usuários. De acordo com a Meta, o recurso é “extremamente rápido” e multimodal na sua origem, possui 17 bilhões de parâmetros ativos e utiliza “Combinação de Especialistas”, uma técnica de machine learning que utiliza diversos modelos para realização de tarefas, com 16 especialistas.
Outro ponto de destaque são os 10 milhões de tokens de contexto que possui, o que supera o Gemma 3, Gemini 2.0 Flash-Lite e o Mistral 3.1. Esse valor representa o limite de informações que o modelo pode acessar — ou seja, quanto maior a quantidade de tokens, maior a base de dados da IA.
Llama 4 Maverick
O Maverick é o segundo modelo que já está disponível para uso, e também utiliza a Combinação de Especialistas, com 128 especialistas, e conta com 17 bilhões de parâmetros. “É uma besta”, segundo o próprio Mark Zuckerberg ao comentar sobre o “poder” da nova tecnologia.
De acordo com a Meta, é o melhor modelo para leitura de imagens, e supera o GPT-4o e o Gemini 2.0 Flash em diversos comparativos. Também se equipara ao DeepSeek v3 em raciocínio e codificação e utiliza metade dos parâmetros ativos.
Llama 4 Reasoning e Behemoth
Mais dois modelos serão lançados em breve: o Llama 4 Reasoning e o Llama 4 Behemoth.
O Reasoning terá seus destaques revelados em maio. No entanto, seu nome sugere que o modelo terá foco na capacidade de raciocínio, um recurso que se tornou bastante popular entre os chatbots com IA da atualidade.
O segundo é o Behemoth, que será “enorme”, com mais de 2 trilhões de parâmetros. Segundo Zuckerberg, este “já é o modelo com melhor performance no mundo”.
Veja também:
- Como conversar com a Meta AI? Conheça 5 prompts úteis para o chatbot
- 7 tarefas que a Meta AI pode ajudar no dia a dia
- Como criar prompts eficazes para ter boas respostas do Meta AI
VÍDEO: Como instalar o DeepSeek R1 no seu computador? Ele consegue rodar a inteligência artificial offline?
Leia a matéria no Canaltech.