Microsoft Windows 11 Arm ganha ISO oficial

A Microsoft anunciou nesta semana a disponibilização oficial de uma ISO do Windows 11 para sistemas baseados em arquitetura Arm. Dessa forma, a movimentação realizada pela companhia marca uma nova fase na distribuição do sistema operacional para essa plataforma.

O arquivo está disponível para download diretamente no site da Microsoft. Assim, permite aos usuários maior flexibilidade na instalação e atualização do sistema. Até agora, o acesso ao Windows 11 em dispositivos Arm era restrito a atualizações via Windows Update ou por meio de arquivos de disco virtual (VHDX).

A nova ISO oficial permite que os usuários consigam executar uma série de funções. Entre as especificadas pela Microsoft está a criação de máquinas virtuais, atualizem sistemas em execução ou gerem mídias de instalação para computadores compatíveis com arquitetura Arm.

Windows 11 menu Iniciar

A ISO lançada é uma versão multi-edição, que exige uma chave de produto válida para desbloquear a edição correta do sistema operacional, de acordo com a licença do usuário. A Microsoft oferece suporte direto para dispositivos equipados com processadores Snapdragon da série X.

Assim, conseguem realizar a instalação sem a necessidade de drivers adicionais no início do processo. Isso simplifica significativamente a instalação em modelos mais recentes dessa série.

Leia mais

  • Atualização 2024 do Windows 11: onze novidades que você precisa saber
  • Asphalt 8 bloqueia update do Windows 11 24H2: veja o que mais pode impedir a atualização
  • Patch do Windows 11 24H2 causa mais problemas na instalação

Windows 11 no Arm ainda pode apresentar problemas

Para dispositivos equipados com versões anteriores de processadores Snapdragon, como os das séries 8cx Gen 3 e Gen 2, a instalação pode exigir uma etapa adicional. Nesses casos, os usuários devem incorporar os drivers dos fabricantes diretamente na imagem de instalação, pois esses modelos podem apresentar falhas na inicialização ou iniciar em estado inutilizável sem os drivers específicos.

Foto: Divulgação/Microsoft

Além disso, a Microsoft reforça que esses drivers são essenciais para que dispositivos antigos funcionem corretamente após a instalação. Sem essa integração prévia, usuários podem enfrentar problemas de compatibilidade e estabilidade durante o processo.

Para minimizar problemas durante a instalação dos drivers, a Microsoft recomenda que os usuários com dificuldades de conexão utilizem adaptadores ethernet via dongle ou dock para acessar o Windows Update. Assim, isso permite que o sistema baixe os drivers necessários diretamente da plataforma.

Via: Mundo Conectado

Conteúdo Relacionado
ASUS Gigabyte Z890

Atualizar resolve

Windows 11 24H2 causa crash em algumas placas Z890 com Intel Core Ultra 200S

Adicionar aos favoritos o Link permanente.