Consumidores correm para comprar iPhone antes das tarifas; será que é a hora?

Funcionários da Apple apontaram para o portal Bloomberg que a demanda por iPhones aumentou nas lojas desde o anúncio de novas tarifas por parte dos Estados Unidos. Consumidores estariam receosos em relação a supostos aumentos de preços dos dispositivo, já que os impostos terão efeito nas linhas de produção da empresa. 

  • Quais são os melhores iPhones para comprar?
  • iPhone 16e x iPhone 13: qual vale a pena comprar?

As fontes apontam que a movimentação nas lojas físicas está equivalente à época de fim de ano, marcada por pessoas interessadas em comprar presentes de Natal, por exemplo. 

  • 📱 Compre iPhone antes das tarifas no WhatsApp do CT Ofertas

Até o momento, a Apple não deu orientações específicas a seus funcionários em relação ao que devem falar se questionados sobre aumentos de preços. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apple loja
Movimentação nas lojas da Apple é equivalente ao período do fim do ano (Imagem: Reprodução/Jimmy Jin/Unsplash)

No entanto, a empresa já teria encomendado cinco aviões cargueiros cheios de iPhones e outros produtos, para que a importação ocorra antes dos impostos. O objetivo é amenizar o choque de custos pelo maior tempo possível. 

As novas tarifas impostas pelos EUA têm início programado para a próxima quarta-feira, 9 de abril. As ações da Apple já caíram quase 20% desde o fim da semana passada, mas a empresa não deu declarações oficiais sobre o tema. 

Aumento de preços pode demorar

Analistas internacionais especulam que a Apple não tomará medidas imediatas em relação ao preço cobrado aos consumidores pelo iPhone. Foi dito que a empresa ainda precisará fazer uma avaliação mais minuciosa em relação ao efeito que os aumentos teriam na demanda pelos dispositivos. 

Além disso, é interpretado que os aumentos de preços teriam que ocorrer em escala global, em vez de acontecerem apenas nos EUA e em outros países específicos. 

Por enquanto, o ambiente ainda é considerado muito turbulento para que se chegue a tais conclusões. Afinal, os Estados Unidos podem entrar em uma guerra comercial ainda mais acirrada com a China, local em que a produção de iPhones pode chegar a 90%. 

Por isso, a Apple já teria planos de deslocar a montagem dos celulares para outros locais, incluindo a Índia e até mesmo o Brasil. Atualmente, o iPhone tem produção nacional na fábrica da Foxconn em Jundiaí, São Paulo. 

Leia mais no Canaltech:

  • Geladeira da Xiaomi funciona a -30ºC e mata germes; conheça
  • Nova marca chinesa chega ao Brasil e já começa com fabricação nacional
  • RedMagic mostra prévia misteriosa de celular gamer ultrafino; veja detalhes

Veja os cuidados que você precisa tomar ao mudar de celular:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.