Fram2 | Missão da SpaceX fez 1º exame de raio X em órbita

Os membros da missão Fram2, da SpaceX, fizeram o primeiro raio X do corpo humano em órbita. Este foi apenas um dos 22 experimentos que conduziram durante a viagem de 3,5 dias pelo espaço, que os levou aos polos da Terra. 

  • Raio-x em pintura revela autorretrato escondido de Van Gogh
  • Raios-x emitidos por raios solo-nuvem são detectados pela 1ª vez

O raio X capturado pela tripulação mostra uma mão com um anel e não é sem motivo. A chapa é uma homenagem àquela capturada por Wihelm Röntgen, professor alemão de física que fez o primeiro raio X da história. 

Ele estava fazendo testes com raios catódicos até que, sem querer, descobriu o que hoje conhecemos como raios X. Ele logo percebeu que a tecnologia poderia ser de grande importância para a medicina e capturou a primeira imagem do corpo humano em raios X: nela, estava a mão da sua esposa com uma aliança.

Após a captura do raio X da mão, a equipe da Fram2 continuou trabalhando na demonstração de tecnologia. Eles fizeram imagens diagnósticas do antebraço, da pelve, do abdômen e do peito, e usaram os raios X até para capturar imagens de dispositivos eletrônicos — a ideia era testar seu uso como uma ferramenta de diagnóstico de problemas em hardware

Outros experimentos foram voltados para o cultivo de cogumelos na microgravidade e observação dos polos da Terra. A tripulação voltou ao nosso planeta na sexta (4) e desceram às águas do Pacífico, no litoral da Califórnia. No momento, a tripulação está no Centro Espacial Johnson para se recuperar dos efeitos da microgravidade.  

Leia também:

  • Fram2 | Missão da SpaceX volta à Terra e pousa pela 1ª vez em novo local
  • SpaceX prepara lançamento da 1ª missão espacial tripulada aos polos da Terra

Vídeo: ETs vão invadir a Terra?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.