Produção de 1c DRAM da SK Hynix para HBM4 tem salto no rendimento para 80% [RUMOR]

A SK Hynix teria alcançado um rendimento invejável na sua capacidade de produção de componentes 1c DRAM, segundo informações da mídia sul-coreana. O site Hankooki relata que a gigante das memórias agora consegue produzir a tecnologia com rendimento de 80% a 90%, o que pode ajudar a companhia a sair na frente na corrida pelo HBM4.

Além de ser um número bastante expressivo para o rendimento na fabricação de qualquer chip, é um salto considerável em relação ao que se reportava sobre a empresa até o ano passado – algo em torno de 60%.

Imagem de chips 1c DRAM da SK Hynix
Fonte: SK Hynix

Componentes 1c DRAM podem ser usados em diferentes produtos de memória, mas atualmente o maior foco das gigantes da área está no HBM4. A nova geração da memória de banda larga tem sido a grande aposta da indústria para aproveitar o hype da IA, que se beneficia muito de mais velocidade na memória de seus aceleradores.

Dessa forma, a SK Hynix deve reservar seus avanços em 1c DRAM para primeiro garantir a produção em massa de seus primeiros chips HBM4, ou quem sabe ainda para os HBM4E. No entanto, se o rendimento se provar realmente tão positivo, não deve demorar tanto para vermos os primeiros módulos DDR5 aproveitando 1c DRAM também.

Memórias Samsung, imagem ilustrativa
Imagem: JEDEC

SK Hynix aposta em IA para continuar seu sucesso em HBM4

Garantir primeiro a disponibilidade de uma nova tecnologia é sempre vantajoso para qualquer empresa que trabalha com as tecnologias mais atuais possíveis. Para o caso de HBM4 isso é especialmente importante devido à demanda de fabricantes de aceleradores para IA, como a NVIDIA.

Notícias relacionadas:

  • SK Hynix divulga renda recorde em 2024 graças à demanda de HBM3 e HBM3E para IA
  • NVIDIA Rubin Ultra chega em 2027 com 1TB de memórias HBM4e
  • SK Hynix faz último pagamento de US$ 1,9 bilhão pela divisão NAND da Intel

A SK Hynix tem chances de ficar bem na frente da concorrência se os rumores sobre seu rendimento com 1c DRAM estiverem corretos. Enquanto se fala da empresa alcançando mais de 80%, a sua principal concorrente Samsung estaria com problemas em sua tecnologia. Uma reportagem de fevereiro pelo WCCFTech menciona que a empresa precisou reformular seus chips 1c DRAM para conseguir rendimentos melhores.

Via: WCCFTech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.