Revelado plano da Xiaomi para permitir que você faça overclock no celular

Embora seja uma prática mais comum em computadores e notebooks, o overclock de processadores deve ser permitido também em celulares da Xiaomi. Códigos internos associados a atualizações para o Android 16 em smartphones da marca apontaram que essa deve ser a nova estratégia, ainda que com algumas limitações. 

  • Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
  • 6 aplicativos que podem deixar seu celular lento

De acordo com as informações encontradas, será possível realizar o overclock da CPU e GPU, e assim obter o máximo de performance possível para jogos ou outras tarefas pesadas. 

  • 📱 Compre celulares da Xiaomi por preços mais baixos com o WhatsApp do CT Ofertas 

Contudo, haverá um limite para esse aumento de desempenho. Após a definição das frequências de clock, o dispositivo será reiniciado automaticamente, e checará se pode se sustentar ligado dentro dos ajustes definidos. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Se não for o caso, o celular voltará para suas configurações padrão assim que for ligado mais uma vez. 

Overclock deve ser feito pelo sistema 

Mesmo que os detalhes ainda sejam escassos, as primeiras informações indicam que o overclock poderá ser feito pelo próprio sistema do smartphone, sem muitos “truques” complicados. 

Para isso, a Xiaomi inauguraria uma seção “Painel de performance do chip”, sem a necessidade de fazer o “root” nos dispositivos — uma prática considerada arriscada, já que pode levar à completa inutilização do smartphone. 

Xiaomi 15 Ultra
Celulares da Xiaomi devem ganhar modo de overclock nativo (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Além de fazer o overclock para ter mais performance, usuários mais contidos ainda poderiam fazer o underclocking. Afinal, a redução proposital de desempenho pode proporcionar uma maior economia de bateria em alguns casos. 

Ainda não se sabe exatamente quais serão os primeiros celulares a trazerem suporte nativo para o overclock. Contudo, é esperado que a funcionalidade seja liberada apenas após a Xiaomi lançar seu próximo chip proprietário, já que a Qualcomm não seria tão favorável a esse tipo de manipulação para suas plataformas.

Leia mais no Canaltech:

  • Google apresenta TPU Ironwood, sua 1ª primeira focada em inferência de IA
  • Xiaomi lança ar-condicionado que sabe onde você está para direcionar o vento
  • Caminhão de empresa de energia é apreendido com 2 mil celulares ilegais

Saiba os cuidados necessários na hora de trocar o celular!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.