Samsung teria montado um time para focar em 1nm, com produção prevista para 2029

Rumores vindo da Coreia do Sul, terra natal da Samsung, afirmam que a empresa formou um time de desenvolvedores dedicados completamente à criação do processo de 1nm para a fabricação de chips. Não só isso, as informações não confirmadas apontam ainda que a companhia planeja produção em massa com a tecnologia em 2029.

O que chama a atenção em relação aos boatos é o fato de que a Samsung tem enfrentado problemas em seus processos mais atuais e próximos de fabricação. Aparentemente, tanto 3nm quanto 2nm em GAA têm entregado rendimentos abaixo do esperado, e a empresa teria adiado os 2nm para o ano que vem.

empresa japonesa vai investir em chipset de 1 nm
Samsung/Reprodução

Enquanto isso, a principal rival de todas as empresas no segmento de semicondutores, a TSMC, já estaria aceitando as primeiras encomendas para chips feitos em 2nm desde o começo deste mês, abril.

Talvez a ideia de focar em 1nm desde “cedo” vem justamente para enfrentar menos dificuldades e tentar pular para a dianteira na fabricação dos chips do futuro. Segundo informações do Sedaily, a tecnologia da Samsung para chips com transistores tão pequenos envolve o uso de equipamento EUV do tipo high-NA, que a empresa ainda não tem.

Samsung vai mesmo cancelar o processo de 1,4nm?

Em meados de março tivemos rumores de que a Samsung teria cancelado o desenvolvimento de sua tecnologia SF1.4 para o processo de 1,4nm. Mais uma vez, os boatos falam de dificuldades da empresa em alcançar seus objetivos na produção de chips. Segundo o vazamento, toda a divisão foundry da dona dos Galaxy poderia estar ameaçada.

Captura de post acusando problemas no processo de 1,4nm da Samsung
Fonte: jukanlosreve

Especulava-se que o cancelamento do processo de 1,4nm teria sido feito também para focar no desenvolvimento de 2nm, liberando mais profissionais especializados para isso. Agora, com novas informações falando da criação de um time já voltado para 1nm, podemos interpretar como mais um indicativo de que realmente não veremos o SF1.4 e a Samsung pode ir direto dos 2nm para 1nm.

Via: WCCFTech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.