Fortnite continua gigante, mas interesse por Battle Royales vem caindo

Uma pesquisa divulgada esta semana pela Newzoo mostra que, embora jogos como Fortnite, Call of Duty: Warzoine e Apex Legends continuem populares, o interesse do público em geral pelos Battle Royales vem caindo. Segundo a empresa, eles correspondiam a 19% das horas totais dedicadas a games em 2021, mas conquistaram somente 12% do tempo dos consumidores em 2023 e 2024.

No mesmo intervalo, o interesse do público por Fortnite saltou de 43% para 77% entre aqueles que dedicam a maior parte do tempo ao gênero. Em outras palavras, o título da Epic Games parece estar se consolidando cada vez mais como o líder do mercado. Muito disso é reflexo da aposta da empresa em modos como Festival e LEGO, que fogem do Battle Royale tradicional.

Fortnite continua gigante, mas interesse por Battle Royales vêm caindo
Foto: Divulgação/Epic Games

O sucesso contínuo do game também pode ser explicado pela falta de um surgimento de um concorrente digno nos últimos anos. Muitos dos jogos do estilo lançados entre 2020 e 2024 já encerraram suas atividades, diante da incapacidade de competir com títulos mais antigos e já consolidados.

Fortnite segue forte expandindo seu universo

Além de ter diversificado as opções que oferece ao público, Fortnite também permanece forte dado sua aposta constante em novos eventos e parcerias. Esta semana, a Epic Games lançou novas skins, emotes e itens variados inspirados na cantora Sabrina Carpenter, que têm feito muito sucesso entre o público.

Segundo a Newzoo, o tempo que os jogadores deixaram de dedicar a Battle Royale se moveu em direção a jogos com elementos semelhantes. Os principais beneficiados foram os shooters e os RPGs mais tradicionais, incluindo títulos de sucesso como Helldivers 2 e Marvel Rivals, que conseguiram “quebrar a bolha” em tempos recentes.

Apesar do domínio de Fortnite, isso não significa que outras empresas não vão tentar roubar parte de seu público no futuro. Conhecida principalmente por Destiny, a Bungie deve apresentar no dia 12 de abril o primeiro gameplay de seu novo Marathon, título que promete resgatar a antiga série em um formato mais voltado para a competição.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado
Criadora de Fortnite é processada por contadores “enganadores” de suas lojas

não por agora

Chefe da Epic Games desmente rumores sobre filme de Fortnite

Adicionar aos favoritos o Link permanente.