Trump desiste de barrar exportação de GPUs H20 para China depois de jantar milionário com CEO da NVIDIA [RUMOR]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, teriam entrado num acordo para que a empresa possa continuar vendendo suas GPUs H20 HGX para a China. A negociação teria sido feita em um jantar no resort Mar-a-Lago, com uma taxa de US$ 1 milhão por pessoa para admissão.

A informação não é oficial e vem do NPR. Na verdade, estamos falando de rumores em cima de rumores. Há algum tempo circulam boatos de que a administração Trump planejava banir a venda de aceleradores H20 para a China, que já são modelos H200 modificados pela NVIDIA para cortar sua performance e conseguir autorização de exportar ao país asiático.

Esses planos não chegaram a se tornar oficiais, e o jantar com Jensen Huang foi informado ao NPR por algumas de suas fontes não identificadas. Aparentemente, Huang teria conseguido convencer o presidente dos EUA a não bloquear as exportações ao prometer mais investimento na infraestrutura para IA do país.

Mesmo sendo um modelo com performance e preço reduzidos, a venda das H20 para a China é de enorme importância para a NVIDIA. No final do ano passado um analista de mercado revelou que a GPU teve um crescimento muito mais expressivo do que as H100, e só no primeiro trimestre deste ano há relatos de que a empresa já teve uma renda de US$ 16 bilhões com o produto.

NVIDIA ainda deve se preocupar com a AI Diffusion Rule?

A reportagem do NPR não explica até onde vai o acordo entre Jensen Huang e o presidente dos Estados Unidos. A administração anterior, de Biden, já deixou estabelecida uma nova lei chamada AI Diffusion Rule, que entra em efeito a partir de 15 de maio.

A “regra da difusão de IA” proíbe a exportação de qualquer processador ou acelerador dos EUA para países considerados “de alto risco” pelo governo. E isso evidentemente inclui a China. Assim, não bastaria cortar a performance ou exportar em menor número, a NVIDIA não poderia vender nada para o país asiático.

Notícias relacionadas:

  • NVIDIA H20 está vendendo “incrivelmente bem”, revela analista
  • Executivo na China compra 200 NVIDIA H200 contrabandeadas e faz vídeo se gabando
  • EUA impõem tarifas de 104% sobre produtos da China a partir desta quarta (9)

Como os rumores de antes falavam que Trump pretendia barrar a exportação das H20 antes mesmo da AI Diffusion Rule entrar em efeito, no momento não sabemos se a NVIDIA está liberada para continuar a vender até o dia 15 de maio, ou se conseguiu negociar um “passe livre” para não interromper sua exportação nem depois da data.

Via: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.