Samsung consegue dobrar o rendimento de seu processo de 2nm [RUMOR]

A Samsung teria conquistado avanços importantes em seu processo de fabricação de chips em 2nm, segundo informações da mídia na Coreia do Sul, sua terra natal. Depois de enfrentar problemas de rendimento com a tecnologia, avanços recentes teriam até dobrado o rendimento de sua produção.

Em setembro do ano passado circulavam informações de que a Samsung enfrentava problemas de fabricar em GAA tanto para a litografia de 3nm como para a de 2nm. No segundo caso, relatos apontavam para um rendimento entre 10% e 20%.

empresa japonesa vai investir em chipset de 1 nm
Samsung/Reprodução

No entanto, os rumores mais recentes afirmam que a gigante sul-coreana conseguiu saltar seu rendimento para 40%, um número bem mais próximo da viabilidade comercial. A empresa parece dedicada a revitalizar a Samsung Foundry para competir com a TSMC.

O avanço é extremamente importante para a Samsung, mas sua rival já seria capaz de alcançar rendimentos em torno de 80% para o processo de 2nm. Há relatos inclusive de que a TSMC já tem aceitado encomendas de clientes desde o primeiro dia de abril.

Avanço da Samsung teria despertado interesse na Apple, AMD e NVIDIA

A Samsung precisa avançar ainda mais em seu rendimento para produzir em 2nm comercialmente, mas não precisa alcançar o mesmo nível da TSMC para disputar com a empresa pelos clientes. Segundo os rumores, Apple, AMD e NVIDIA já teriam demonstrado interesse nos avanços da empresa sul-coreana.

Samsung é superada pela primeira vez no mercado de DRAM depois de 33 anos
Unsplash

Notícias relacionadas:

  • Samsung continua com problemas no processo 2nm e adia seu lançamento
  • NVIDIA e Qualcomm podem escolher Samsung para chips de 2nm
  • Samsung teria montado um time para focar em 1nm, com produção prevista para 2029

As big techs obviamente preferem não depender de apenas uma fornecedora para seus chips mais avançados, e a alternativa pode oferecer não apenas mais volume de produção, mas também encomendas mais baratas. É possível que as empresas adotem uma estratégia de manter tanto a TSMC como a Samsung como fabricantes para 2nm.

Enquanto isso, nesta semana também tivemos boatos que a dona dos Galaxy já acelera o desenvolvimento do processo de 1nm com um time inteiramente dedicado a isso. Parece que a empresa realmente está apostando em seu segmento Foundry.

Via: WCCFTech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.