Florianópolis e Sul de SC registram toda chuva esperada para mês de abril em pouco mais de 12 horas


Houve registro de mais de 100 milímetros em algumas regiões. Fortes chuvas causaram alagamentos, enxurradas e outros estragos nesta quinta-feira (10). Chuva causa estragos em Imaruí; VÍDEO
Florianópolis e algumas cidades do Litoral Sul de Santa Catarina registraram, em pouco mais de 12 horas, toda a chuva esperada para o mês de abril, informou a Defesa Civil. Fortes chuvas causaram alagamentos, enxurradas e outros estragos nesta quinta-feira (10).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A medição foi feita entre a madrugada e tarde desta quinta. Florianópolis e Imbituba, no Sul, foram os municípios que registraram os maiores volumes de chuva.
Foram 114 milímetros na Lagoa da Conceição, na capital, e 105 milímetros no Porto de Imbituba, conforme as estações da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no estado.
Segundo a Defesa Civil, o mês de abril costuma ser um dos mais secos do ano nesta região. Sendo assim, esse acumulado corresponde à chuva esperada para todo o mês, em pouco mais de 12 horas.
A chuva ocorreu devido a instabilidades e à atuação da circulação marítima — o deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente, informou a Defesa Civil.
Ônibus coletivo de Florianópolis passa por alagamento
Marcelo Byng/NSC TV
Estragos
A Defesa Civil divulgou a lista das cidades afetadas às 17h46 desta quinta:
Florianópolis: alagamentos e enxurradas em diferentes pontos da cidade, impactando o trânsito e algumas residências. Equipes monitoram a situação.
Sangão: alagamentos atingiram algumas vias, mas já foram liberadas.
Imaruí: alagamentos e quedas de árvores provocaram falta de energia em alguns bairros. Equipes realizam levantamento para possível decreto.
Imbituba: oito famílias desalojadas, 30 vias interditadas e 50 habitações afetadas. Cidade fez decreto de situação de emergência.
Jaguaruna: diversas ruas afetadas; infraestrutura do município afetada; alagamentos impactaram três postos de saúdes; duas casas com interdição parcial por causa de desabamento de muro.
Previsão
A circulação marítima segue provocando chuva persistente no litoral catarinense até pelo menos a manhã de sexta (11), conforme a Defesa Civil. Isso deve ocorrer especialmente entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte.
O Litoral Sul ainda terá registro de chuva, mas sem previsão de grandes acumulados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.