Ryzen AI 9 HX 370 supera Core Ultra 7 258V em games com uma média de 75%, diz AMD

A AMD divulgou um comparativo de performance entre o Ryzen AI 9 HX 370 e o Intel Core Ultra 7 258V, declarando que sua CPU Strix Point supera a Lunar Lake com uma média de 75% em jogos. De fato, um dos principais gráficos da divulgação parece indicar justamente isso:

Comparativo do Ryzen AI 9 HX 370 contra o Core Ultra 7 258V
Fonte: AMD

Alguns dos games testados incluem Cyberpunk 2077, Hogwarts Legacy e COD: Black Ops 6, que superam com tranquilidade os 60fps – o que é um feito por si só em uma APU para notebooks e dispositivos portáteis. Segundo a imagem, os testes foram feitos com os jogos nas configurações no “médio”.

Gráficos mais detalhados, no entanto, indicam que o mérito maior é da tecnologia FSR 3 (Fidelity Super Resolution) e da HYPR-RX da AMD, não necessariamente do Ryzen AI 9 HX 370. Os gráficos abaixo mostram os ganhos de desempenho possibilitados pela tecnologia, comparando com a XeSS da Intel:

Comparativo dos ganhos de FSR e HYPR-RX contra XeSS
Fonte: AMD

Não são divulgados os números que os games alcançaram sem usar FSR ou HYPR-RX, mas dá para ver no comparativo que, sem as tecnologias, vários dos resultados ficam bem próximos. Em alguns jogos, como Spider-Man Remastered e Hitman 3, o Core Ultra 7 258V supera o Ryzen AI 9 HX 370 rodando nativamente.

FSR em Strix Point e Lunar Lake.
Fonte: AMD

Tanto Ryzen AI 9 HX 370 como Core Ultra 7 258V podem usar FSR 3

A tecnologia de super resolução da AMD é aberta, o que significa que ela pode ser usada também nos processadores Intel se os usuários estiverem descontentes com os resultados do XeSS. A dona do Ryzen AI 9 HX 370 até fez uma “brincadeira” com isso em sua divulgação.

Tabela mostra alcance do FSR.
Fonte: AMD

A tabela acima mostra que a solução Intel para usar tecnologia com geração de frames dentro do jogo é simplesmente usar o AMD FSR 3, uma vez que não tem alternativa equivalente. A empresa aproveita também para se gabar que o FSR, em diferentes gerações, está presente em mais de 415 jogos, enquanto o Intel XeSS fica em torno de 130 games.

Notícias relacionadas:

  • ASUS anuncia primeiro notebook gamer do Brasil com CPU AMD Ryzen AI 9 HX 370
  • AMD FSR 3.1 tem melhorias de imagem, mas ainda fica atrás dos rivais
  • Intel admite que foi um erro integrar memória RAM em CPUs Lunar Lake

Ao menos nos testes da AMD, é nítido o ganho de performance que o FSR 3 proporciona com o Ryzen AI 9 HX 370. Mas nem todo jogador gosta muito do resultado na qualidade de imagem com essa tecnologia de super resolução.

Fonte: TechPowerUp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.