Planeta dos Macacos: qual é a ordem certa dos filmes

A franquia Planeta dos Macacos conta em sua totalidade com dez filmes, uma série de TV e uma animação, o que pode soar um tanto confuso para aqueles que desejam assistir à história na ordem correta. Afinal, será que é possível ver os longas mais recentes sem ter assistido os anteriores?

Esse caos todo também acontece porque a saga é dividida em duas linhas do tempo – a da série original e a do reboot –, além do filme de 2001, dirigido por Tim Burton, que não tem nenhuma ligação com qualquer outro. 

Para tirar, portanto, qualquer dúvida sobre a franquia e saber quais filmes assistir primeiro, o Canaltech montou uma lista com a ordem correta da franquia Planeta dos Macacos. Confira o conteúdo e depois corra dar o play!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Era do Reboot

Em 2011, foi iniciada uma nova era da franquia Planeta dos Macacos, que ignora a trama dos filmes antigos e conta como os símios começaram a evoluir até tornarem-se “donos” do planeta. Apesar de contarem com algumas homenagens, principalmente ao clássico de 1968, os títulos dessa era podem ser assistidos de maneira independente, sem que o público precise saber nada das produções antigas.

Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

 

Situado no ano de 2019, Planeta dos Macacos: A Origem é um filme estrelado por James Franco (Homem-Aranha) na pele de um cientista humano e Andy Serkis (O Senhor dos Anéis), conhecido por seu trabalho de captura de movimentos, no papel de Caesar, o futuro líder dos macacos.

Uma pesquisa em símios para buscar a cura do Alzheimer faz com que uma macaca torne-se extremamente inteligente, mas fique violenta ao proteger a sua cria recém-nascida, sendo abatida assim que sai de sua gaiola. O cientista ajuda o bebê macaco, dando a ele o nome de Caesar e descobrindo que ele herdou a inteligência avançada de sua mãe. 

Aos poucos, o macaco começa a questionar sua origem e seu lugar do mundo, ao mesmo tempo que uma nova versão da droga usada como cura do Alzheimer sofre uma mutação que pode ser letal para a raça humana.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

 

Dez anos após os acontecimentos do primeiro filme, em 2029, Caesar é líder de uma comunidade de macacos no meio da floresta. Enquanto a população mundial foi reduzida drasticamente por um vírus, o mesmo agente infeccioso fez com que macacos evoluíssem rapidamente e se tornassem mais inteligentes.

Isso causa um conflito entre os humanos sobreviventes e os símios, que liderados por Caesar, ainda tentam encontrar uma forma de coexistência.

Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

 

Após os acontecimentos de Planeta dos Macacos: O Confronto, em 2031, Caesar é forçado a entrar em conflito mortal contra um exército de humanos. Considerado o fim da trilogia Caesar, o longa traz grandes consequências para as duas raças e todo o planeta.

Planeta dos Macacos: O Confronto e Planeta dos Macacos: A Guerra foram dirigidos por Matt Reeves, que depois assumiria a direção de O Batman, o qual Andy Serkis foi escalado para interpretar o mordomo Alfred, dando continuidade à parceria.

Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)

 

O filme mais recente da saga, Planeta dos Macacos: O Reinado se passa mais de 300 anos após os acontecimentos do último longa, focando em um novo herói chamado Noa, um chimpanzé que se vê atacado por uma tribo de macacos que seguem, de maneira distorcida, os preceitos de Caesar. 

Ao encontrar uma humana que consegue se comunicar normalmente, Noa acaba descobrindo mais sobre o mundo e sobre o antigo líder dos macacos. Apesar de parecer com um novo reboot, já que se passa gerações após os acontecimentos do último filme e isso permite que você comece a assistir por ele, ter acompanhado a saga desde o reboot de 2011 traz mais peso para a história.

O Reinado traz no elenco Frey Allen (The Witcher) e é dirigido por Wes Ball, diretor de Maze Runner: Correr ou Morrer e do futuro filme de The Legend of Zelda.

Era Clássica de Planeta dos Macacos

Apesar de a era clássica da franquia ter se encerrado em 1973, ela traz uma história bastante interessante, mostrando a civilização dos macacos já em estado bastante avançado. Com humanos em estado quase primitivo, a trama gira em torno dos símios, envolvendo elementos como viagem no tempo e críticas sociais à guerra e discriminação.

 

A ordem de lançamento dos filmes é a seguinte:

Filme Lançamento Ano em que é ambientado
Planeta dos Macacos 1968 3978 (ajustado posteriormente para 3954)
De Volta ao Planeta dos Macacos 1970 3955
Fuga do Planeta dos Macacos 1971 1973
Conquista do Planeta dos Macacos 1972 1991
A Batalha do Planeta dos Macacos 1973 2003

Todos os filmes da franquia estão disponíveis no Disney+. 

  • Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

Leia também:

  • Planeta dos Macacos: O Reinado | 3 motivos para assistir ao novo filme da série
  • Crítica Planeta dos Macacos: O Reinado | Um novo e poderoso começo
  • O Planeta dos Macacos desbanca filme de Ryan Gosling e lidera bilheteria nos EUA

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.