Como será voo espacial de Katy Perry na tripulação 100% feminina da Blue Origin

A cantora Katy Perry e outras cinco tripulantes devem ir ao espaço na segunda-feira (14) com a missão NS-31 da Blue Origin, empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos. A tripulação 100% feminina vai ser lançada com o foguete New Shepard, que deve deixar as instalações da empresa no Texas (EUA) a partir das 10h30, no horário de Brasília. 

  • Quem são as 5 mulheres escolhidas para irem ao espaço com Katy Perry
  • Katy Perry vai ao espaço! Preparação da cantora com a Blue Origin será no Texas

A missão é liderada por Lauren Sánchez, parceira de Jeff Bezos. Além delas, o evento conta também com a pesquisadora Amanda Nguyen, a ex-cientista da NASA Aisha Bowe, a produtora Kerianne Flynn e a apresentadora Gayle King. Um dado importante é que esta será a primeira missão da Blue Origin com tripulação totalmente composta por mulheres.

Elas vão viajar com o New Shepard, foguete da Blue Origin desenhado para levar passageiros ao espaço suborbital em uma cápsula. Quando o grande dia chegar, o New Shepard vai ser lançado na vertical e segue em trajetória ascendente por cerca de dois minutos, até que seus motores vão ser desativados e a cápsula vai ser separada do foguete. 

Nesta etapa, elas vão poder curtir alguns minutos da sensação de ausência de peso enquanto observam a curvatura da Terra em meio à escuridão do espaço. A cápsula vai levá-las um pouco acima da Linha de Kárman, uma fronteira imaginária a 100 km de altitude internacionalmente considerada como o início do espaço. Ao todo, a viagem deve durar cerca de 11 minutos. 

A missão NS-31 marca também a primeira vez em que uma tripulação totalmente feminina vai ao espaço desde 1963. Foi naquele ano que a União Soviética enviou Valentina Tereshkova, cosmonauta que se tornou a primeira mulher na história a ir ao espaço. 

Leia também:

  • Qual a diferença entre um voo suborbital e um orbital?
  • Turismo espacial | Quanto custa e como se candidatar para ir ao espaço?

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.