CPUs AMD Ryzen “Medusa” Zen 6 devem ter dois IMCs e mudar a orientação da memória DDR5 [RUMOR]

A próxima geração de CPUs Ryzen baseadas no AMD Zen 6, de codinome Medusa, devem ter algumas mudanças no IMC (Integrated Memory Controller). As informações são do Uniko’s Hardware, que publicou no seu perfil do X, antigo Twitter, e, até o momento, não foram confirmadas oficialmente.

Conforme as informações, as CPUs AMD Ryzen com a arquitetura de núcleo Zen 6 contarão com dois IMCs. Não ficou claro se seriam dois IMCs dentro do silício ou dois IMCs separados, mas parece que isso levará a mudanças nos requisitos de orientação da memória DDR5.

Os rumores sugerem que um dos IMCs oferece suporte a apenas 1 DIMM por canal (ou 1DPC) e, portanto, seria possível usar dois DIMMs na configuração.

Notícias Relacionadas:

  • AMD lança ROCm 6.4 com novidades para IA, mas sem suporte oficial ao RDNA4
  • Concurso na China propõe tornar arquitetura Zen da AMD compatível com RISC-V
  • AMD lança processadores Ryzen 8000HX para notebooks, a série Dragon Range Refresh

Placas-mãe AM5

Créditos: AMD.

Atualmente, as placas-mãe AM5 da AMD utilizam os primeiros slots DIMM, rotulados como A0 e B0, para que a configuração inicial de inicialização ocorra sem problemas. Com o novo IMC, a orientação dos slots DIMM será alterada para A1 e B1 e, portanto, o Zen 6 não seria compatível com a antiga orientação 1DPC.

Em várias placas-mãe AM5, os slots A2 e B2 são rotulados como “first”, mas esses são designs com quatro DIMMs. Essa compatibilidade pode ser específica apenas para CPUs Zen 6 em placas com 2 DIMMs, como os designs Mini-ITX e mATX. Apenas algumas placas-mãe ATX específicas para overclockers possuem designs com dois DIMMs.

A AMD também estaria trabalhando para oferecer suporte às orientações de memória A0/B0 assim que esses chips forem lançados, mas o desempenho é considerado inferior em comparação com as configurações A1/B1.

Expectativa para o lançamento

Créditos: AMD.

A linha de desktops baseada no Zen 6 está programada para ser lançada no ano que vem. E ela deverá trazer diversas atualizações em termos de contagem de núcleos e aumento de cache, além das atualizações arquitetônicas.

Isso também significa que as empresas estão se preparando para lançar produtos já compatíveis com a tecnologia. Afinal, a AMD não lançaria novos CPUs sem ter placas-mãe disponíveis no mercado para os usuários utilizarem deles.

A placa-mãe MPOWER AM5 da MSI supostamente atende totalmente a nova configuração. Porém, os usuários precisam aguardar o anúncio oficial do Ryzen “Medusa” baseado no Zen 6 para ver como os novos chips funcionam e que tipo de compatibilidade é oferecida nas placas-mãe AM5 existentes.

Fonte: Uniko’s Hardware.

Conteúdo Relacionado
AMD Radeon RX 9060 XT tem 2.048 núcleos e boost clock até 3,2GHz, diz rumor

Novidades tímidas

AMD Radeon RX 9060 XT tem 2.048 núcleos e boost clock até 3,2GHz, diz rumor

Adicionar aos favoritos o Link permanente.