Como Bruce Wayne constrói o Absolute Batman através dos vilões tradicionais?

A esta altura do campeonato, todos já sabem a história de Bruce Wayne e do Batman de trás para frente, certo? Um jovem rico que teve seus pais assassinados, jurou vingança contra os criminosos e usou seu dinheiro para rodar o mundo e treinar todos os tipos de artes, técnicas de luta e tudo o que pôde pagar para atingir seu objetivo. Inclusive, se meteu com a Liga dos Assassinos, de Ra’s al Ghul. 

  • 10 melhores quadrinhos de todos os tempos
  • Superman vs Flash: DC confirma quem venceria essa luta em 2025

Em Absolute Batman, as coisas não são bem assim. Sua família é pobre e apenas o seu pai foi assassinado, levando o jovem a crescer passando necessidades e se aventurando pelo submundo ao lado de alguns amigos peculiares. Se na cronologia oficial da DC Comics vemos Duas-Caras, Pinguim, Charada e Crocodilo como seus principais inimigos, no universo Absolute eles são seus amigos de infância. 

Com estes eventos reversos, o Bruce Wayne teve de passar por um tipo diferente de treinamento para se tornar o Batman nessa realidade alternativa. Se o dinheiro não estava disponível, como o personagem saiu por aí vestido de morcego e munido de vários conhecimentos para combater o crime? Pois Absolute Batman #7 responde essa pergunta de forma impactante e bem direta.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A verdade sobre Bruce Wayne

No sétimo volume de Absolute Batman, vemos Bruce Wayne se reunir com seus amigos para conversar sobre a recente morte de Matches Malone. Eles já sabem que o antigo companheiro se veste como morcego pelas ruas de Gotham, o que tem levantado diversas questões em suas mentes.

Imagem de Absolute Batman #7
Bruce revelou aos seus aliados que é o Absolute Batman (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Todos ficaram chocados em saber que o Batman foi o último deles a ter contato com Matches, mas o retorno do amigo é ainda mais esquisito. Afinal de contas, todos estão distantes após a revelação de sua identidade secreta. E pior, pensavam que ele já estava morto. 

Oswald (o Pinguim da Terra 1), ainda afirma que a última vez que viu Bruce ele “mergulhou de um avião vestido como o Nosferatu”. Bruce tenta se desculpar com todos eles e afirma que envolver eles em suas atividades como vigilante mascarado nunca foi seu objetivo. 

Quem conhece os vilões do Batman sabe que nenhum deles é burro, ainda que insistam seguir um caminho onde o Homem-Morcego esteja pronto para detê-los. Mesmo como amigos, eles percebem que há algo de errado em todos os momentos em que estiveram juntos e entram no assunto: eles foram apenas degraus para que o Batman surgisse?

Imagem de Absolute Batman #7
Eles se questionam se foram usados por Bruce Wayne em sua missão (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Harvey Dent (Duas-Caras na Terra 1) questiona: “foi pelo Batman que trabalhou comigo?”. Waylon (Crocodilo na Terra 1) lembra de ter treinado com Bruce Wayne e questiona o mesmo. Oswald e Edward (Charada na Terra 1) também perguntam se o tempo sobrevivendo na periferia e estudando ao lado do jovem era parte da “missão” dele.

A situação fica ainda mais tensa, já que o herói não responde a nenhuma das questões. Porém, é notável que o silêncio do Absolute Batman fala mais alto do que qualquer resposta que ele pudesse dar ou inventar naquele momento. 

Todas as principais habilidades e conhecimento dos seus amigos, que são grandes oponentes em outras realidades, serviram para o propósito de Bruce Wayne conseguir enfrentar o crime organizado. Porém, o herói não avisou eles disso e todos pensaram que eram momentos felizes e afetuosos que tiveram entre eles. Uma situação bem chata, diga-se de passagem.

Bruce Wayne nunca muda

Ainda que vivam em realidades distintas, esse sempre foi o modus operandi de Bruce Wayne. Vale lembrar que ser uma variante não o torna tão diferente assim do super-herói que criou todo um plano de contingência para matar a Liga da Justiça (o que revoltou muitos fãs dos demais membros da equipe até os dias atuais). 

É curioso e até irônico que o Batman teve a frieza de aprender cada habilidade de seus principais aliados apenas para cumprir seus objetivos. Quem esperava esse tipo de tratamento de Waylon, Oswald, Harvey e Edward se surpreende por não terem sido eles a trair a confiança do jovem Wayne primeiro. 

Agora com sua clássica galeria de vilões sabendo que é responsável por treinar o Absolute Batman, a relação entre eles está mais abalada do que nunca e talvez seja o ponto de ignição para transformá-los nos seus maiores inimigos. Duas-Caras, Pinguim, Charada e Crocodilo sempre foram desafios grandiosos para o super-herói, agora ganham camadas que podem trazer mais nuances ao relacionamento entre eles.

Leia também no Canaltech:

  • 8 tramas mais chatas e irritantes das HQs da DC Comics
  • 8 quadrinhos de super-heróis mais polêmicos de todos os tempos
  • 10 quadrinhos dos Lanternas Verdes para conhecer os super-heróis

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.