Apple (AAPL) retoma liderança nas vendas de smartphones no 1T25; ações disparam na Bolsa

A Apple (AAPL) retomou a liderança nas vendas globais de smartphones no primeiro trimestre de 2025 (1T25), impulsionada pelo lançamento do iPhone 16e e pela forte demanda em países como Japão e Índia, segundo dados da Counterpoint Research divulgados nesta segunda-feira (14).

A empresa ficou com 19% do mercado de smartphones no período, seguida pela Samsung, com 18%. Ao todo, as vendas globais de celulares cresceram 1,5% nos últimos três meses.

Já a Xiaomi ficou em terceiro lugar, enquanto as também chinesas Vivo e OPPO ocuparam o quarto e quinto lugares, respectivamente, no ranking das maiores marcas.

A demanda pelo iPhone segue forte nos mercados emergentes, embora as vendas na China apresentem dificuldades devido à concorrência com empresas locais, como a Huawei.

  • O que mexe com o Ibovespa hoje? Trump segue ditando rumo dos mercados globais; assista ao Giro do Mercado ao vivo e saiba o que esperar:

Apple e o desafio das tarifas recíprocas

A Apple seria uma das empresas mais impactadas pelas tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, uma vez que boa parte de sua produção está na China. Após o anúncio, a companhia chegou a perder US$ 250 bilhões em valor de mercado.

Em um esforço para contornar as tarifas, a Apple fretou voos de carga para transportar 600 toneladas de iPhones — ou cerca de 1,5 milhão de aparelhos — da Índia para os EUA, segundo informações da Reuters.

No entanto, na última sexta-feira (11), o governo norte-americano decidiu isentar produtos eletrônicos importados, como smartphones, das taxas recíprocas, oferecendo alívio temporário para empresas como a Apple.

Mesmo assim, a grande dependência da cadeia de suprimentos da China persiste em meio à guerra tarifaria. Além disso, de acordo com a Reuters, a Counterpoint espera que o mercado de smartphones sofra uma diminuição este ano, em razão da incerteza gerada pela disputa comercial.

No último fechamento de mercado, as ações da Apple na Nasdaq, uma das Bolsas de Valores dos Estados Unidos, avançaram 2,21%, sendo negociadas a US$ 202,52.

*Com informações da Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.