Abril Indígena: Estudantes da Rede Municipal assistem palestra sobre povos originários

19 19 de abril é uma data marcada por ser o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Para lembrar a data, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura do Município, promoveu nesta terça-feira (15) a palestra intitulada “Território e Identidade: o protagonismo indígena na história de Palmeira dos índios”, ministrada pelo professor Dr. Adelson Lopes, que é especializado no estudo dos povos originários na cidade há cerca de 20 anos. O evento aconteceu na sede do Cesmac Sertão.

Estiveram presentes à ação, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira e a secretária de Cultura Ana Cássia Araújo; ambas fizeram questão de ressaltar a importância da atividade para a valorização da cultura dos povos indígenas. A primeira a falar foi a secretária Ana Cássia, que deixou clara sua admiração pela história indígena em Palmeira dos índios: “acreditamos que é extremamente necessário não apenas lembrar esta importância no mês de abril, mas em todos os outros dias e meses do ano”, disse.

Estudioso da população indígena em Palmeira dos índios desde o ano de de 2006, o professor Dr. Adelson Lopes explica que até 1970 as etnias Xucuru e Kariri eram separadas, mas acabaram juntando-se e, atualmente, os Xucuru-Kariris ocupam boa parte das aldeias, porém, muitas outras etnias alagoanas se encontram no município. “Palmeira é uma terra onde os indígenas têm espaço desde sempre. Quando homens brancos chegaram aqui, eles já estavam e é de extrema importância que os seus direitos sem reconhecidos e valorizados”, contou.

Já a secretária de Educação Renilda destacou que além da ação de hoje, muitas outras atividades que valorizam a cultura indígena são realizadas dentro das escolas municipais durante o calendário escolar. “Nós sabemos que os indígenas fazem parte da história de Palmeira e consideramos importante que esta participação sempre seja destacada”, disse.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.