P (oint) O (f) V (iew): o Melhor do Life&style por Sofia Patsch #11

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Andy Warhol no Brasil 

A partir de 1º de maio, São Paulo entra de cabeça na estética vibrante da Pop Art com a chegada de Andy Warhol: Pop Art!, megaexposição que toma conta do MAB FAAP até 30 de junho. Com curadoria de Priscyla Gomes e Amber Morgan (diretora do The Andy Warhol Museum), a mostra reúne mais de 600 obras do artista – a maior já exibida fora dos Estados Unidos – ocupando dois mil metros quadrados com pinturas icônicas, serigrafias, esculturas, filmes experimentais e instalações inéditas. 

Campbell’s Soup, Marilyn, Elvis, Pelé, Michael Jackson… A lista de ícones pop eternizados por Warhol impressiona, assim como o impacto cultural do artista que transformou publicidade, moda, música e TV em arte. Organizada pelo Instituto Totex, a exposição ainda inclui ações educativas e acessibilidade total, aproximando diferentes públicos do universo colorido e provocador de um dos maiores nomes da arte do século XX.

Tieta, eta eta!

Lu Prezia

Lu Prezia

Airon Martin

No dia 24 de abril, a Misci apresenta sua nova coleção em um desfile na Fundação Bienal que promete marcar época — e território. Intitulada Tieta, a coleção resgata a icônica personagem de Jorge Amado para reinterpretá-la à luz dos tempos atuais: quem seria Tieta hoje? Forte, complexa e à frente do seu tempo, a nova Tieta simboliza o equilíbrio (tenso e poético) entre tradição e modernidade, preservação e progresso. Com styling assinado por Renata Correa, o desfile será o primeiro inteiramente concebido no novo ateliê da marca e marca também o reposicionamento visual da Misci, em parceria com o Estúdio O Traço, trazendo logo e ícone inédito.

Entre bordados de látex amazônico rastreável, estampas da fauna nordestina e uma colaboração especial com Paula Torres em formato see now, buy now, a Misci reafirma seu compromisso com sustentabilidade, cultura e inovação. A coleção ainda carrega um toque de impacto social: em parceria com o Instituto Riachuelo e artesãs do RN, uma peça-conceito será leiloada com renda revertida para projetos de capacitação. Tudo isso embalado por uma nova fase da marca, que mira o mercado internacional com o apoio do Rosewood São Paulo e uma nova equipe global. Tieta voltou – e veio para transformar.

Pachamama 

Em 2025, a Galeria Claudia Andujar, em Inhotim, celebra uma década de existência com um novo capítulo potente. A partir de 26 de abril, o espaço ganha não só uma nova exposição, mas também um novo nome: Maxita Yano — que significa “casa de terra” em yanomami. A partir de agora, o espaço passa a se chamar Galeria Claudia Andujar | Maxita Yano, em homenagem à conexão profunda entre a artista e os povos indígenas que marcaram sua trajetória.

A nova mostra de longa duração reúne obras de 22 artistas indígenas da América do Sul, criando uma ponte sensível e poderosa entre o legado visual de Andujar e a pulsante produção indígena contemporânea.

Direto do beco 

No coração do Beco do Batman, a Galeria Alma da Rua inaugura no dia 19 de abril a exposição O Imaginário, individual do artista Alemão. Com cerca de 15 obras inéditas, a mostra propõe uma viagem por memórias esquecidas e mundos internos. “Cada obra é um espelho”, diz o artista, que transforma nostalgia em paisagem visual, misturando sentimentos, lembranças e símbolos de uma infância vivida — e, de certa forma, ainda viva.

Entre os destaques está a obra que dá nome à mostra, inspirada por um personagem que carrega um capacete amarelo e uma camiseta com traços que evocam Senna e Charlie Brown. “Era a infância me chamando de volta”, diz Alemão. 

Onde comer um bom bacalhau na Páscoa em SP e RJ

Divulgação

Bacalhau à Zé do Pipo do La Paella para a Páscoa

Clássico da Semana Santa, o bacalhau ganha releituras sofisticadas e cheias de afeto em restaurantes que valorizam ingredientes nobres e preparos autorais. De São Paulo ao Rio de Janeiro, reunimos endereços imperdíveis que celebram a tradição com criatividade, técnica e muito sabor.

SÃO PAULO

Carlota

 No restaurante da chef Carla Pernambuco, o bacalhau chega em versão suculenta: Lombo de bacalhau Caxamar rôti com lentilhas Dupuy, vermute rosso, mirepoix e cebolas caramelizadas. 

Adega Santiago

Com alma ibérica e clima sempre animado, o restaurante oferece uma Bacalhoada na Lenha que serve 1 ou 2 pessoas — além de mais seis variações com o peixe queridinho da temporada.

Taberna 474

Na Taberna, o bacalhau ganha sotaque luso-brasileiro e vai à brasa com maestria. Para a Páscoa, a sugestão da casa é o Bacalhau na Brasa, prato que respeita a tradição, mas chega com aquele toque especial da casa — sabor defumado na medida certa e apresentação impecável.

Selvagem

 Dentro do Parque Ibirapuera, o chef Filipe Leite assa o bacalhau na brasa, servido com mandioquinha grelhada, salsa rústica de tomate e pimentão, azeitonas e crocante de castanhas brasileiras. 

Baixo Gastronômico

 O chef Ivan Santinho oferece duas versões para compartilhar: o Lombo de bacalhau com natas e o Lombo confitado com legumes grelhados, ovo caipira e arroz branco, ambos para duas pessoas.

Ghee Banqueteria

Um dos buffets mais requisitados da cidade, a Ghee apresenta opções para encomenda como o Lombo de Bacalhau ao forno com batatas ao murro e a Torta de bacalhau com tomates e tapenade.

Piccini Cucina 

Nos Jardins, o restaurante italiano serve, para a Páscoa, a Lasagna di Baccalà, feita com bacalhau, molho pomodoro e azeitonas pretas – um prato que une tradição italiana e sabores do mar.

Rancho Português

O tradicional restaurante português serve o Bacalhau Trás-os-Montes (R$ 478), uma posta grelhada com cebola, batata, vinho branco, salsinha, amêndoas, hortelã, pimentões e azeite. A porção serve até 3 pessoas e acompanha 3 pastéis de nata como cortesia.

La Paella

Para quem prefere celebrar a Páscoa em casa, o delivery do La Paella Express é uma ótima pedida. O destaque é o Bacalhau Português na Caixa – lombo de bacalhau original Gadus Morhua confitado e finalizado em forno combinado, servido com batatas, azeitonas, pimentões e arroz branco

Thays Bittar

Bacalhoada na lenha, do Adega Santigo

 

RIO DE JANEIRO

SUD, O Pássaro Verde 

 A chef Roberta Sudbrack serve o Bacalhau na brasa com pimenta de cheiro e mandioquinha defumada, com aquele equilíbrio entre o rústico e o sofisticado.

Gruta de Santo Antônio 

 Referência na gastronomia portuguesa, o restaurante em Niterói aposta no Bacalhau do Chef, com batatas ao murro, brócolis, ovos e cebola.

Gruta do Fado

 No coração da Barra, o clássico Bacalhau ao Brás é preparado com bacalhau Caxamar, ovos mexidos e batata palha, como pede a tradição lusitana.

Surpresa!

Ovo de Páscoa de pão de queijo, do Pão de Queijo da Haddock Lobo

O clássico Pão de Queijo Haddock Lobo, queridinho dos paulistanos desde 1968, acaba de entrar no clima da Páscoa com um lançamento surpreendente: seu primeiro ovo de chocolate. Feito com chocolate ao leite e pedacinhos crocantes de pão de queijo na casca!!! O ovo vem recheado com ovinhos e é daquelas combinações que a gente nem sabia que precisava — até provar.

O post P (oint) O (f) V (iew): o Melhor do Life&style por Sofia Patsch #11 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.