Zuckerberg sugeriu apagar amigos do Facebook para aumentar uso da rede social

A Meta considerou algumas ideias inesperadas para suas redes sociais nos últimos anos, como apagar as listas de amigos no Facebook para impulsionar o uso da plataforma. As revelações foram feitas durante o julgamento que pode obrigar a empresa a vender o WhatsApp e Instagram nesta semana nos Estados Unidos.

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De acordo com o portal The Verge, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, permaneceu mais de nove horas no tribunal, considerando o tempo em que esteve diante da corte entre segunda e terça-feira. 

Com o julgamento, a Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Comission, no inglês) quer entender a motivação da companhia em adquirir rivais. A teoria da organização é que a Meta tenha comprado os concorrentes para manter sua relevância, por medo de que elas crescessem e desafiassem seu domínio no mercado — dessa forma, ele teria “minado” a concorrência de maneira ilegal.


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3 ideias inesperadas para redes da Meta

A seguir, o Canaltech reúne algumas das revelações ocorridas durante o julgamento, que incluem, até, a separação do Instagram da Meta — algo que, hoje, a empresa luta para manter sobre o mesmo guarda-chuva. 

1. Apagar toda a lista de amigos do Facebook

A ideia de apagar toda a lista de amigos da rede social surgiu em 2022, quando Zuckerberg considerou que o Facebook estava perdendo “relevância cultural” rapidamente. A proposta, portanto, era fazer com que usuários se sentissem instigados a começar conexões do zero se as listas de amigos fossem deletadas.

O CEO da Meta, inclusive, considerou testar o recurso em um país pequeno primeiro para evitar que a rede perdesse muitos usuários de uma vez, caso não fosse bem aceita. Apesar disso, a ideia não foi para frente.

2. Criar um feed para exibir apenas anúncios 

Durante o julgamento, a ideia de criar um feed apenas com anúncios na rede social também veio a público. A proposta considerava que as propagandas distribuídas na rede social são tão relevantes a ponto de usuários consumirem conteúdos do tipo na mesma intensidade com que consomem conteúdos orgânicos. 

3. Separar o Instagram e o WhatsApp da Meta 

Apesar de estar em julgamento para defender que o Instagram e o WhatsApp continuem sob o guarda-chuva da Meta, a empresa, no passado, considerou separar a rede social de fotos do conglomerado.

Em uma troca de e-mails de 2018, o CEO se antecipa a um possível processo — como o que está ocorrendo hoje — e avalia que empresas podem ter um desempenho melhor após serem divididas.

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