ChatGPT recebe o3 e o4-mini, os modelos de IA mais avançados da OpenAI

A OpenAI liberou o o3 e o o4-mini, seus modelos de IA mais avançados, no ChatGPT nesta quarta-feira (16). As tecnologias já estão disponíveis para assinantes, e vão substituir o o1 e o o3-mini no chatbot.

  • Mini, Flash e Pro: entenda o significado dos modelos do ChatGPT, Gemini e mais
  • ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?

Os novos modelos foram liberados alguns dias após Sam Altman, CEO da OpenAI, informar que a estreia do o3 e o4-mini aconteceria nas semanas seguintes. O executivo, na ocasião, também pontuou que o GPT-5 atrasaria.

A dupla conta com capacidade de “raciocínio”, a fim de auxiliar na entrega de resultados para problemas complexos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em nota, a OpenAI informou que o o3 e o o4-mini são os modelos “mais inteligentes” que a empresa lançou até o momento e que representam “uma mudança radical nas capacidades do ChatGPT para todos, desde usuários curiosos até pesquisadores avançados”.

Um dos destaques dos lançamentos é a capacidade de misturar todas as ferramentas do chatbot para fazer buscas na web, além de analisar arquivos, dados e muito mais. 

A começar pelo o3, considerado como o “o modelo mais poderoso de raciocínio”, a OpenAI destaca as capacidades para ciência, código, matemática e percepção visual. A opção é indicada para análises complexas, que requer análises de múltiplos ângulos e que não são tão óbvias.

O o4-mini e o4-mini-high são mais otimizados, e garantem mais agilidade no retorno das atualizações. Também são indicados para tarefas visuais e de código e matemática, mas podem ser usados para ações corriqueiras, com uma complexidade menor.

A companhia liderada por Sam Altman também aponta que o o4-mini supera o o3-mini, uma versão mais leve do o3, revelado em dezembro.

Disponível no ChatGPT

O o3, o4-mini e o o4-mini-high já estão disponíveis no ChatGPT, mas apenas para assinantes dos planos Plus, Pro e Team. Para usá-lo, basta fazer a troca no seletor de modelos do chatbot.

Quem utiliza os planos Enterprise e Edu, por sua vez, vai receber acesso às novidades na semana que vem.

Além disso, o trio vai substituir o o1, o3-mini e o3-mini-high.

Para quem tem uma conta gratuita, será possível utilizar o o4-mini ao ativar a função “Refletir”. 

“Os limites de taxas em todos os planos permanecem inalterados em relação ao conjunto anterior de modelos”, informou a OpenAI.

A dona do ChatGPT também anunciou que vai liberar o o3-pro com “suporte total” nas próximas semanas.

GPT-4.1 para desenvolvedores

Na segunda-feira (14), a OpenAI revelou outro modelo de IA, dessa vez com foco em desenvolvedores: o GPT-4.1. A solução chega para atender demandas de programação, e promete superar o GPT-4o em codificação e acompanhamento de instruções.

Ao todo, três variantes foram apresentadas: GPT-4.1, GPT-4.1 Mini e GPT-4.1 Nano.

A novidade foi liberada apenas na API como substituto do GPT-4.5 nesta instância. O GPT-4.1, no entanto, não será levado para o ChatGPT.

O GPT-4, por sua vez, será removido do chatbot em breve.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Como seu cachorro seria se fosse humano? Veja como fazer a nova trend do ChatGPT
  • Como criar um boneco estilo action figure no ChatGPT
  • ChatGPT chega ao WhatsApp oficialmente; veja como usar a IA pelo mensageiro

VÍDEO: Tudo de tecnologia ficará mais caro no mundo todo? iPhone 17 e Nintendo Switch 2?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.