AI Playground, ferramenta da Intel para IA generativa, agora é open source

A Intel tornou sua plataforma para IA generativa uma ferramenta open source nesta semana. Isso significa que a AI Playground agora pode ser baixada não apenas para o uso, mas também para customizações diversas, além de permitir que desenvolvedores contribuam para seus avanços no branch principal.

O que chama a atenção na decisão da empresa é que a AI Playground é exclusiva para suas GPUs Arc – não apenas as dedicadas como as Battlemage, mas também nos gráficos integrados de processadores Meteor Lake, Lunar Lake e Arrow Lake. Com a abertura do código, no entanto, poderemos ver versões alteradas da ferramenta para funcionar em mais opções de hardware.

Post falando da ferramenta open source
Fonte: Intel

O AI Playground conta com um bot para chats e é capaz de gerar imagens através de prompts. A Intel se refere ao serviço como uma “hub para IA”, e o VideoCardz afirma que muitos usuários considerável essa ferramenta uma das mais simples para o uso de IA generativa.

No momento, o Intel AI Playground suporta os seguintes modelos de inteligência artificial:

  • Difusão de imagem: Stable Diffusion 1.5, SDXL, Flux.1-Schnell, LTX-Video
  • LLM: LLMs Safetensor Pytorch – Modelos DeepSeek R1, Phi3, Qwen2, Mistral, LLMs GGUF – Llama 3.1 e 3.2: OpenVINO – TinyLlama, Mistral 7B, Phi3 mini e Phi3.5 mini
Imagem gerada com o AI Playground
Fonte: Intel

Intel destaca AI Playground open source em momento interessante

O post oficial da Intel em redes sociais destaca o AI Playground como uma ferramenta open source a partir de 16 de abril. No entanto, a postagem tem o link para um vídeo falando do assunto que já data de mais de um mês.

O que chama a atenção no momento da postagem é que AMD publicou no mesmo dia a versão mais recente de sua plataforma própria para IA generativa, a Amuse 3.0. As promessas incluem otimização para até 4,3 vezes mais desempenho em GPUs Radeon e a possibilidade de criar vídeos a partir de prompts.

Notícias relacionadas:

  • Intel lança AI Playground, gerador de imagens de IA que usa GPU
  • Intel vende participação majoritária na Altera para Silver Lake e anuncia novo CEO
  • AMD lança Amuse 3.0 com geração de vídeo por IA e desempenho até 4,3x mais rápido em GPUs e CPUs Ryzen

Fica a impressão que a Intel quis aproveitar o momento e lembrar a todos que sua alternativa para a tecnologia do momento também não está parada e recebe suas novidades.

Via: VideoCardz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.