Baldur’s Gate 3 não vai mudar como games são feitos, afirma ex-gerente da BioWare

Lançado em agosto de 2023, Baldur’s Gate 3 foi fruto de um estúdio que tomou o tempo para ouvir os feedbacks do público e criou o game que queria, não aquele que pesquisas do mercado indicavam como o ideal. Apesar de essa fórmula ter dado certo, um ex-gerente da BioWare afirma que o RPG não deve inspirar grandes mudanças na maneira como a maioria dos jogos são feitos.

Em seu canal do YouTube, Mark Darrah afirmou que o título da Larian foi extremamente bem-sucedido e convenceu muitas pessoas a dar uma chance para o gênero RPG. Ao mesmo tempo, ele afirmou acreditar que a fórmula que permitiu que o título se transformasse em um fenômeno não vai ter grandes impactos sobre os profissionais da área.

Segundo ele, Baldur’s Gate 3 conciliou tempo e dinheiro, bem como outros fatores que não são fáceis de replicar. “Alguns deles são externalidades que não são algo que qualquer estúdio pode replicar”, explicou. Entre eles está o fato de que o título saiu no pico de popularidade de Dungeons & Dragons, que já diminuiu desde então.

Baldur’s Gate 3 foi resultado de uma “tempestade perfeita”

Darrah também afirma que Baldur’s Gate 3 se beneficiou da boa vontade da Hasbro e de uma estrutura de desenvolvimento que permitiu à Larian desafiar tendências de mercado. Além de o diretor do jogo, Swen Vincke, também ser CEO do estúdio, ele tem a maioria das ações da empresa — que não responde a conselheiros ou acionistas externos.

Baldur’s Gate 3 não vai mudar como games são feitos, afirma ex-gerente da BioWare
Foto: Divulgação/Larian Studios

O ex-gerente da BioWare também explicou que algumas decisões de design beneficiaram o título. Entre elas está a opção por um protagonista mudo, bem como a adoção de cinemáticas simplificadas. Com isso, a companhia conseguiu evitar que o orçamento do título chegasse a níveis exagerados.

Ele vai ter impacto, ele vai influenciar os RPGs daqui para frente, eu só acredito que essa influência vai ser um pouco muda”, explicou Darrah. Ele complementa afirmando que o RPG foi bem-sucedido ao conseguir fazer o que se propôs desde o início — mas isso não é algo que muitos estúdios grandes teriam a permissão de fazer diante da pressão de executivos e investidores.

Fonte: PC Gamer

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