HDDs são melhores para o meio-ambiente do que SSDs, afirma Seagate

Com cada vez mais empresas adotando tecnologias de inteligência artificial, também está aumentando a demanda por centros de dados e soluções de armazenamento. Ciente de que isso também resulta em um aumento no consumo de energia e em impactos ambientais, a Seagate fez uma pesquisa que concluiu que HDDs são melhores do que SSDs para proteger o meio em que vivemos.

A empresa comparou a quantidade de emissões de carbono geradas por HDDs, SSDs e fitas lineares, chegando à conclusão de que a segunda opção é a mais poluente. Em segundo lugar ficaram as fitas que, apesar de serem consideradas uma solução bastante antiga, também são conhecidas pela confiabilidade e longa duração.

HDDs são melhores para o meio-ambiente do que SSDs, afirma Seagate
Foto: Divulgação/Seagate

A pesquisa da Seagate faz sentido quando se leva em consideração as quantidades de poder e energia que são demandadas pela inteligência artificial. Estudos afirmam que a demanda crescente por centros de armazenamento pode aumentar em até 165% a quantidade de eletricidade consumida pelo mundo da tecnologia até o ano de 2030.

Seagate tem propostas para diminuir emissões

Embora tenha concluído que os HDDs são a solução menos poluente, a Seagate não propõe trocar as demais tecnologias por essa como uma alternativa para diminuir emissões. A companhia acredita que uma solução verdadeira passa por avanços em sistemas de resfriamento líquidos.

HDDs são melhores para o meio-ambiente do que SSDs, afirma Seagate
Foto: Divulgação/Seagate

Além disso, ela propõe que sistemas de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar devem ser aprimoramentos para garantir mais eficiência. A empresa também propõe que todos que fazem parte do ciclo de criação, manutenção e uso de bancos de dados devem se comprometer a estender o ciclo de vida dos dispositivos utilizados e a responder pelas grandes emissões causadas por eles.

Para completar, a Seagate se mostra comprometida a continuar usando HDDs como solução de armazenamento, além de conduzir estudos e melhorias que vão torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, a companhia anunciou a nova linha Mozaic 3+, que usa a tecnologia HAMR para entregar até 36 TB de espaço de armazenamento.

Fonte: Tom’s Hardware

Conteúdo Relacionado
Seagate

Testes em laboratório

Seagate demonstra gravação magnética 3D para HDDs com mais de 120 TB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.