iPhone 18: salto no desempenho pode deixar celular mais caro

O iPhone 18 deve trazer um grande salto de desempenho com o chip Apple A20, mas com um aumento no custo em contrapartida. Segundo o informante Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, o componente tende a utilizar a tecnologia de 2 nanômetros em 2026, o que traria as melhorias no próximo celular da Apple. 

  • 7 novidades que vão transformar o iPhone em 2025; veja tudo que já sabemos
  • Vale a pena comprar iPhone Pro ou Pro Max?

A previsão também tem como base a construção de novas instalações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que devem ser focadas na fabricação dos componentes.

  • 📱 Acompanhe as promoções de iPhones no WhatsApp do CT Ofertas

Segundo o insider, a TSMC deve iniciar a fabricação dos chips de 2 nm no final de 2025 — ou seja, após o lançamento da linha iPhone 17, prevista para setembro deste ano. Dessa forma, o novo processador seria lançado apenas no iPhone 18.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vale lembrar que rumores anteriores apontavam que a litografia de 2 nm poderia chegar já no iPhone 17 Pro e Pro Max, que resultaria em um desempenho muito superior ao Galaxy S25 Ultra.

A expectativa dos especialistas é de que a mudança de geração dos atuais chips de 3 nm para os de 2 nm gere um aumento no preço global nos smartphones topo de linha, incluindo os iPhones.

Esse aumento ainda deve ser maior que o esperado para a Apple, já que ela pode ser a primeira empresa a lançar celulares com os chips de 2 nm. Além disso, o custo pode ser elevado devido às taxas sobre semicondutores do governo de Donald Trump.

chip a18
O chip utilizado nos iPhones mais recentes, da linha iPhone 16, é o A18 de 3 nm (Imagem: Divulgação/Apple)

Como a litografia de 2 nm impacta no desempenho?

Os nanômetros (nm) são uma unidade de medida muito utilizada no desenvolvimento de eletrônicos. Para efeito de comparação, 1 nm equivale a 1 bilionésimo de 1 metro, isto é, 1 metro dividido por 1 bilhão. 

Em termos de tecnologia, a medida é usada para medir a distância entre transistores de processadores. Sendo que, quanto menor o número, mais transistores o componente suporta.

Na prática, com mais transistores, mais potência e eficiência energética o produto alcança. No caso dos iPhones, atualmente a Apple utiliza a litografia de 3 nm e a mudança para a de 2 nm representaria um grande salto de desempenho no celular e economia de energia.

Leia mais

  • iPhone 17 e 18 podem ter tela com nova tecnologia de atualização; entenda
  • iPhone 18 pode ter tecnologia de câmera que a Samsung abandonou em 2019
  • iPad dobrável pode estrear com “iPhone 18 Flip” em 2026

VÍDEO: Tudo de tecnologia ficará mais caro no mundo todo? iPhone 17 e Nintendo Switch 2?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.