Sonda europeia revela fotos inéditas de terreno dinâmico e vulcânico de Marte

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta terça-feira (15), novas fotos da sonda Mars Express que mostram a região das Fossas de Acheron em Marte. A área capturada pelas imagens fica próxima aos vulcões Monte Olimpo e Monte Alba, responsáveis por moldar a estrutura do local.

  • Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
  • Rover da NASA encontra as maiores moléculas orgânicas já vistas em Marte 

As imagens mostram o que são conhecidos como grabens, formações que se assemelham a vales e que têm cerca de 800 km de extensão (o equivalente ao tamanho da Alemanha). A formação dessas estruturas em Marte aconteceu há cerca de quatro bilhões de anos e foi moldada pela atividade vulcânica.

Planeta Vermelho em cores

Uma imagem codificada por cores dá mais detalhes sobre a região. A parte plana e lisa do Planeta Vermelho, localizada na parte inferior central do registro, foi formada a partir da lava do Monte Alba. O material cobriu formações que estavam no local, como uma antiga cratera. Confira, abaixo, o registro da sonda:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Registros da sonda Mars Express mostram estruturas formadas pela atividade vulcânica (Imagem: European Space Agency)
Registros da sonda Mars Express mostram estruturas formadas pela atividade vulcânica (Imagem: European Space Agency)

No canto superior direito da foto, é possível identificar três picos cônicos com vários quilômetros de altura. Essas estruturas também foram formadas a partir da atividade vulcânica. De acordo com a ESA, os grabens presentes nesta área indicam que a crosta foi deformada após a formação da região.

Marte em alta resolução

A sonda Mars captura imagens de diversas paisagens de Marte desde 2003. O equipamento se destaca por fazer registros em alta resolução, com imagens coloridas e até mesmo em 3D, o que facilita a análise do Planeta Vermelho por parte dos especialistas.

Recentemente, a sonda sobrevoou Caralis Chaos, região que abrigou o antigo Lago Eridania. A formação tinha uma área de 1,1 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente ao tamanho do Egito, e existiu há cerca de 3,7 bilhões de anos.

A expectativa da ESA é de que a primeira missão europeia enviada ao Planeta Vermelho continue operando ao menos até 2026. Contudo, é possível que a Mars Express siga capturando imagens de Marte por mais algum tempo.

Texto de João Melo

Leia também:

  • Novas fotos mostram o local onde a sonda Schiaparelli caiu em Marte em 2016
  • Sonda da NASA captura foto incrível de vulcão em Marte
  • Fotos de Marte tiradas por sonda chinesa rendem belas panorâmicas

VÍDEO: O rover Perseverance encontrou moléculas orgânicas em Marte. #CTNews #Shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.